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reaproveitamento de resíduos diretamente com a comunidade, justificando-se assim as
atividades realizadas na Fundação Beneficente Lucas Araújo.
De acordo com Reigota (2010), “um dos principais aspectos pedagógicos da Educação Ambiental
é justamente o diálogo entre indivíduos em posições diferenciadas no processo e abertos ao ‘outro’,
ao diferente, aos seus conhecimentos, representações, questionamentos e possibilidades”
definindo, portanto, que o processo de educação ambiental deve ser realizado além das atividades
práticas, mas em conversas e discussões pedagógicas a fim de melhor desenvolver as opiniões e
críticas dos alunos e refletindo nos acadêmicos e professores do projeto.
A natureza compõe o espaço geográfico e é transformada em recurso com a valorização do espaço
e uso do território e, pela exploração justifica-se o contato decrescente entre as pessoas, sua vida
e os espaços verdes, culminando numa queda na qualidade de vida. “Todas as idealizações da
natureza, pelos habitantes da cidade, mostram uma dupla determinação, sendo ambas
relacionadas à distância que a natureza (objeto a ser idealizado) está da vida cotidiana. De um lado,
aqueles que estão mais próximos da natureza, que buscam a superação das dificuldades impostas
por ela e, de outro, aqueles que habitam lugares altamente tecnificados, longe da natureza e de
suas limitações, mas que alimentam o sonho e o desejo da proximidade com a natureza” (WENDEL,
2009). Assim fundamenta-se o trabalho de paisagismo produtivo com os alunos da Instituição,
permitindo apropriar-se de pequenos espaços para o cultivo de espécies alimentícias, olfativas ou
simplesmente para entravar as relações entre a população e a natureza.
2. OBJETIVO
Considerando o crescente descarte de resíduos, além de sua realização de forma inadequada, os
problemas ambientais gerados como consequência e o limitado contato entre as pessoas que
habitam centros urbanos com a natureza, necessitam de ações educativas para mudar essa
realidade, inserindo na comunidade novos hábitos, relacionados à sustentabilidade e à
conscientização.
Neste contexto a pesquisa tem por objetivo trabalhar os conceitos de educação ambiental,
reaproveitamento de resíduos e paisagismo produtivo com os alunos da Instituição beneficente
Lucas Araújo e a comunidade de forma prática inserindo novos hábitos voltados a sustentabilidade.
3. MÉTODO DE PESQUISA
Com a finalidade de remodelar o pátio escolar da Instituição Beneficente Lucas Araújo na cidade
de Passo Fundo, “Lar da Menina e Creche João Busato” ao norte do estado do Rio Grande do Sul,
Brasil, buscou-se identificar as principais necessidades e os desejos dos envolvidos partindo de um
questionário aplicado para os alunos, aprovados no Comitê de Ética da Universidade de Passo
Fundo com o protocolo: 44873615.1.0000.5342.
Os alunos responderam a questões sobre a situação atual do pátio escolar e se já tinham contato
com atividades de paisagismo produtivo. Nos resultados apresentados os alunos evidenciaram o
desejo de que o pátio escolar oferecesse mais vida e cor. Com isso, por meio de um planejamento,
para implantação e manutenção de sistemas produtivos, sem causar impactos negativos ambientais
e sociais, foram planejadas atividades que poderiam ser postas em prática de forma que os desejos
dos usuários fossem satisfeitos, aliando-se aos princípios de sustentabilidade e paisagismo
produtivo.
Para dar início às modificações no pátio escolar, primeiramente foi realizado um levantamento na
Instituição Beneficente Lucas Araújo “Lar da Menina e Creche João Busato”, separando os materiais
encontrados adequados para serem aproveitados na confecção de um jardim vertical.