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reaproveitamento de resíduos diretamente com a comunidade, justificando-se assim as

atividades realizadas na Fundação Beneficente Lucas Araújo.

De acordo com Reigota (2010), “um dos principais aspectos pedagógicos da Educação Ambiental

é justamente o diálogo entre indivíduos em posições diferenciadas no processo e abertos ao ‘outro’,

ao diferente, aos seus conhecimentos, representações, questionamentos e possibilidades”

definindo, portanto, que o processo de educação ambiental deve ser realizado além das atividades

práticas, mas em conversas e discussões pedagógicas a fim de melhor desenvolver as opiniões e

críticas dos alunos e refletindo nos acadêmicos e professores do projeto.

A natureza compõe o espaço geográfico e é transformada em recurso com a valorização do espaço

e uso do território e, pela exploração justifica-se o contato decrescente entre as pessoas, sua vida

e os espaços verdes, culminando numa queda na qualidade de vida. “Todas as idealizações da

natureza, pelos habitantes da cidade, mostram uma dupla determinação, sendo ambas

relacionadas à distância que a natureza (objeto a ser idealizado) está da vida cotidiana. De um lado,

aqueles que estão mais próximos da natureza, que buscam a superação das dificuldades impostas

por ela e, de outro, aqueles que habitam lugares altamente tecnificados, longe da natureza e de

suas limitações, mas que alimentam o sonho e o desejo da proximidade com a natureza” (WENDEL,

2009). Assim fundamenta-se o trabalho de paisagismo produtivo com os alunos da Instituição,

permitindo apropriar-se de pequenos espaços para o cultivo de espécies alimentícias, olfativas ou

simplesmente para entravar as relações entre a população e a natureza.

2. OBJETIVO

Considerando o crescente descarte de resíduos, além de sua realização de forma inadequada, os

problemas ambientais gerados como consequência e o limitado contato entre as pessoas que

habitam centros urbanos com a natureza, necessitam de ações educativas para mudar essa

realidade, inserindo na comunidade novos hábitos, relacionados à sustentabilidade e à

conscientização.

Neste contexto a pesquisa tem por objetivo trabalhar os conceitos de educação ambiental,

reaproveitamento de resíduos e paisagismo produtivo com os alunos da Instituição beneficente

Lucas Araújo e a comunidade de forma prática inserindo novos hábitos voltados a sustentabilidade.

3. MÉTODO DE PESQUISA

Com a finalidade de remodelar o pátio escolar da Instituição Beneficente Lucas Araújo na cidade

de Passo Fundo, “Lar da Menina e Creche João Busato” ao norte do estado do Rio Grande do Sul,

Brasil, buscou-se identificar as principais necessidades e os desejos dos envolvidos partindo de um

questionário aplicado para os alunos, aprovados no Comitê de Ética da Universidade de Passo

Fundo com o protocolo: 44873615.1.0000.5342.

Os alunos responderam a questões sobre a situação atual do pátio escolar e se já tinham contato

com atividades de paisagismo produtivo. Nos resultados apresentados os alunos evidenciaram o

desejo de que o pátio escolar oferecesse mais vida e cor. Com isso, por meio de um planejamento,

para implantação e manutenção de sistemas produtivos, sem causar impactos negativos ambientais

e sociais, foram planejadas atividades que poderiam ser postas em prática de forma que os desejos

dos usuários fossem satisfeitos, aliando-se aos princípios de sustentabilidade e paisagismo

produtivo.

Para dar início às modificações no pátio escolar, primeiramente foi realizado um levantamento na

Instituição Beneficente Lucas Araújo “Lar da Menina e Creche João Busato”, separando os materiais

encontrados adequados para serem aproveitados na confecção de um jardim vertical.