Table of Contents Table of Contents
Previous Page  493 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 493 / 2158 Next Page
Page Background

493

226. AÇÕES SUSTENTÁVEIS NAREFORMULAÇÃO DE ESPAÇOS E

EDUCAÇÃOAMBIENTAL

MELO, Evanisa Fátima Reginato Quevedo

1*

(evanisa@upf.br

); DALLA LIBERA, Luise Tainá

1

(luise_tdl@hotmail.com

); MARSIGLIO, Isadora Roman

1

(isadora.roman@hotmail.com

);

BORTONCELLO, Laura

1

(laura.bortoncello@hotmail.com

)

1

Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

O reaproveitamento de materiais se faz indispensável ao reconhecer o modelo tecnológico e

industrial vigente na sociedade, valorizando o consumo e consequentemente a geração de

resíduos, considerando a necessidade de implantação de hábitos sustentáveis devido aos

problemas ambientais. Os resíduos sólidos constituem uma preocupação cada vez maior, uma vez

que demandam serviços públicos de coleta e disposição, que, se não forem adequados, degradam

tanto o meio ambiente quanto a saúde da população. A educação ambiental visa conscientizar a

população e mudar seus hábitos, a fim de inserir conhecimentos relacionados ao desenvolvimento

sustentável para melhoria na qualidade de vida e preservação do ambiente. O trabalho de educação

visa difundir as relações entre ambiente e comunidade e minimizar os efeitos degradantes no

espaço. A pesquisa tem por objetivo trabalhar os conceitos de educação ambiental,

reaproveitamento de resíduos e paisagismo produtivo com os alunos da Fundação Beneficente

Lucas Araújo e a comunidade em Passo Fundo/RS. Foram utilizados materiais encontrados fora de

uso para a construção de jardins e hortas verticais instalados na própria instituição, bem como

oficinas de reaproveitamento de materiais para confecção de novos produtos. As atividades

realizadas e seus resultados foram apresentados diretamente aos alunos e comunidade,

promovendo a transformação dos espaços e dos produtos criados. Dessa forma sentem-se

impulsionados a apoiar e concretizar mais projetos associados ao desenvolvimento sustentável,

aliando-se à finalidade de promover um pensamento mais sustentável nas crianças que frequentam

a Fundação, e, consequentemente, na comunidade, integrando-a à academia.

Palavras-chave:

Sustentabilidade,

reutilização,

educação

ambiental,

preservação,

conscientização.

SUSTAINABLE ACTIONS IN THE REMAKING OF SPACES AND

ENVIRONMENTAL EDUCATION

ABSTRACT

Materials reuse makes itself indispensable when recognizing the present technological and industrial

models in the society, valorizing consumption and, in consequence, residual generation, considering

the necessity of implantation of sustainable habits because of environmental problems. Solid

residuals are part of a growing preoccupation, once they demand public services of collection de

disposal, which, if not adequate, degrade the environment and the population’s health.

Environmental education intends to raise awareness and change people’s habits, in order to insert

knowledge related in sustainable development to improve life quality and environmental

preservation. Education has the purpose of diffusing the relations between the environment and the

community and to reduce the degrading effects in spaces. The project developed in the Fundação

Beneficente Lucas Araújo, in Passo Fundo/RS has the objective of working the concepts of