493
226. AÇÕES SUSTENTÁVEIS NAREFORMULAÇÃO DE ESPAÇOS E
EDUCAÇÃOAMBIENTAL
MELO, Evanisa Fátima Reginato Quevedo
1*
(evanisa@upf.br); DALLA LIBERA, Luise Tainá
1
(luise_tdl@hotmail.com); MARSIGLIO, Isadora Roman
1
(isadora.roman@hotmail.com);
BORTONCELLO, Laura
1
(laura.bortoncello@hotmail.com)
1
Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil
*
Autor correspondente
RESUMO
O reaproveitamento de materiais se faz indispensável ao reconhecer o modelo tecnológico e
industrial vigente na sociedade, valorizando o consumo e consequentemente a geração de
resíduos, considerando a necessidade de implantação de hábitos sustentáveis devido aos
problemas ambientais. Os resíduos sólidos constituem uma preocupação cada vez maior, uma vez
que demandam serviços públicos de coleta e disposição, que, se não forem adequados, degradam
tanto o meio ambiente quanto a saúde da população. A educação ambiental visa conscientizar a
população e mudar seus hábitos, a fim de inserir conhecimentos relacionados ao desenvolvimento
sustentável para melhoria na qualidade de vida e preservação do ambiente. O trabalho de educação
visa difundir as relações entre ambiente e comunidade e minimizar os efeitos degradantes no
espaço. A pesquisa tem por objetivo trabalhar os conceitos de educação ambiental,
reaproveitamento de resíduos e paisagismo produtivo com os alunos da Fundação Beneficente
Lucas Araújo e a comunidade em Passo Fundo/RS. Foram utilizados materiais encontrados fora de
uso para a construção de jardins e hortas verticais instalados na própria instituição, bem como
oficinas de reaproveitamento de materiais para confecção de novos produtos. As atividades
realizadas e seus resultados foram apresentados diretamente aos alunos e comunidade,
promovendo a transformação dos espaços e dos produtos criados. Dessa forma sentem-se
impulsionados a apoiar e concretizar mais projetos associados ao desenvolvimento sustentável,
aliando-se à finalidade de promover um pensamento mais sustentável nas crianças que frequentam
a Fundação, e, consequentemente, na comunidade, integrando-a à academia.
Palavras-chave:
Sustentabilidade,
reutilização,
educação
ambiental,
preservação,
conscientização.
SUSTAINABLE ACTIONS IN THE REMAKING OF SPACES AND
ENVIRONMENTAL EDUCATION
ABSTRACT
Materials reuse makes itself indispensable when recognizing the present technological and industrial
models in the society, valorizing consumption and, in consequence, residual generation, considering
the necessity of implantation of sustainable habits because of environmental problems. Solid
residuals are part of a growing preoccupation, once they demand public services of collection de
disposal, which, if not adequate, degrade the environment and the population’s health.
Environmental education intends to raise awareness and change people’s habits, in order to insert
knowledge related in sustainable development to improve life quality and environmental
preservation. Education has the purpose of diffusing the relations between the environment and the
community and to reduce the degrading effects in spaces. The project developed in the Fundação
Beneficente Lucas Araújo, in Passo Fundo/RS has the objective of working the concepts of