497
Como segundo passo, foi efetuado o estudo do local onde ocorreria a instalação do jardim
considerando a facilidade do acesso e manuseio por parte das crianças (sete a dez anos de idade)
e após, definido o público para execução. Logo, a fachada principal da Creche João Busato, que
faz parte da infraestrutura da instituição, foi escolhida para a colocação da estrutura do jardim.
Desse modo a fachada, que apresentava aspecto degradado, passou por procedimentos de limpeza
e reparos, bem como uma pintura adequada, realizados pelos acadêmicos e funcionários da
Fundação.
Posteriormente, os acadêmicos bolsistas projetaram a proposta de intervenção. Para a produção
do jardim foram utilizadas grades antigas que anteriormente integravam as janelas do edifício da
instituição e pallets, em desuso, que foram reparados para compor a estrutura. A restauração,
realizada pelos acadêmicos, divide-se em duas fases a de limpeza e a pintura das estruturas. Para
a pintura foram escolhidas cores vibrantes, considerando o que foi relatado no questionário aplicado
com as crianças, que gostariam de ver o pátio mais colorido. A partir dos princípios de educação
ambiental, que conscientiza os alunos da importância do reuso de resíduos para compor novos
produtos, o projeto visa o reaproveitamento de materiais, de forma que se reduza a quantidade de
resíduos sólidos descartados pela população.
As grades e pallets foram previamente lixados e pintados para a reutilização, posteriormente sendo
fixadas na fachada da Creche. Mudas de olerícolas, medicinais e ornamentais foram as espécies
selecionadas para o plantio, as quais foram plantadas em garrafas PET arrecadadas através de
uma campanha de conscientização em parceria com instituições públicas e privadas que organizam
eventos. A campanha propôs reaproveitar os resíduos que seriam descartados, dando a eles um
novo destino. As garrafas PET foram devidamente higienizadas, cortadas e preparadas com uma
mistura de substrato composto por solo, húmus e fertilizante para receber as mudas.
Por último, após a preparação da estrutura do jardim, realizada pelos acadêmicos e professores do
projeto, o plantio foi realizado manualmente pelas crianças sendo repassada a elas a
responsabilidade e a importância do plantio, cultivo e colheita.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Considerando a análise dos questionários e avaliando os resultados de algumas das questões
representadas pelas Figuras 1 e 2 foram realizadas as atividades de forma a atender as
expectativas dos alunos e funcionários da instituição.
Figura 1.
Resultado de uma das questões realizadas aos alunos: Descreva como é seu pátio.
As crianças percebem que o pátio tem potenciais, como o espaço e a vegetação existente, porém 13% o
consideram sem vida.