Table of Contents Table of Contents
Previous Page  497 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 497 / 2158 Next Page
Page Background

497

Como segundo passo, foi efetuado o estudo do local onde ocorreria a instalação do jardim

considerando a facilidade do acesso e manuseio por parte das crianças (sete a dez anos de idade)

e após, definido o público para execução. Logo, a fachada principal da Creche João Busato, que

faz parte da infraestrutura da instituição, foi escolhida para a colocação da estrutura do jardim.

Desse modo a fachada, que apresentava aspecto degradado, passou por procedimentos de limpeza

e reparos, bem como uma pintura adequada, realizados pelos acadêmicos e funcionários da

Fundação.

Posteriormente, os acadêmicos bolsistas projetaram a proposta de intervenção. Para a produção

do jardim foram utilizadas grades antigas que anteriormente integravam as janelas do edifício da

instituição e pallets, em desuso, que foram reparados para compor a estrutura. A restauração,

realizada pelos acadêmicos, divide-se em duas fases a de limpeza e a pintura das estruturas. Para

a pintura foram escolhidas cores vibrantes, considerando o que foi relatado no questionário aplicado

com as crianças, que gostariam de ver o pátio mais colorido. A partir dos princípios de educação

ambiental, que conscientiza os alunos da importância do reuso de resíduos para compor novos

produtos, o projeto visa o reaproveitamento de materiais, de forma que se reduza a quantidade de

resíduos sólidos descartados pela população.

As grades e pallets foram previamente lixados e pintados para a reutilização, posteriormente sendo

fixadas na fachada da Creche. Mudas de olerícolas, medicinais e ornamentais foram as espécies

selecionadas para o plantio, as quais foram plantadas em garrafas PET arrecadadas através de

uma campanha de conscientização em parceria com instituições públicas e privadas que organizam

eventos. A campanha propôs reaproveitar os resíduos que seriam descartados, dando a eles um

novo destino. As garrafas PET foram devidamente higienizadas, cortadas e preparadas com uma

mistura de substrato composto por solo, húmus e fertilizante para receber as mudas.

Por último, após a preparação da estrutura do jardim, realizada pelos acadêmicos e professores do

projeto, o plantio foi realizado manualmente pelas crianças sendo repassada a elas a

responsabilidade e a importância do plantio, cultivo e colheita.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Considerando a análise dos questionários e avaliando os resultados de algumas das questões

representadas pelas Figuras 1 e 2 foram realizadas as atividades de forma a atender as

expectativas dos alunos e funcionários da instituição.

Figura 1.

Resultado de uma das questões realizadas aos alunos: Descreva como é seu pátio.

As crianças percebem que o pátio tem potenciais, como o espaço e a vegetação existente, porém 13% o

consideram sem vida.