498
Figura 2.
Resultado de uma das questões realizadas aos alunos: Você já plantou uma árvore?
Praticamente metade das crianças não têm contato direto com atividades de paisagismo produtivo e pouco
contato com a natureza.
Com a realização das atividades de reformulação do pátio observou-se uma alteração significativa
na paisagem do pátio, como demonstrado nas Figuras 3 e 4. Permitiu-se assim que os alunos se
aproximassem às etapas de plantio, cultivo e colheita, e se envolvessem com técnicas sustentáveis
de reaproveitamento de materiais de descarte, despertando então a consciência e sensibilização
de educação ambiental. Atinge-se também o objetivo de, a partir do projeto de paisagismo produtivo
no ambiente escolar, desenvolver a capacidade do trabalho em equipe e da cooperação e
proporcionar um maior contato com a natureza, já que crianças dos centros urbanos estão cada vez
mais afastadas do contato com a natureza (CRIBB, 2010).
Figura 3.
Fachada da Creche João Busato antes das atividades de educação ambiental desenvolvidas.
Figura 4.
Fachada da Creche João Busato após as atividades de educação ambiental desenvolvidas.
Anteriormente, o pátio não estimulava as crianças educacionalmente, compondo um espaço
degradado e frio e não contribuía com os quatro aspectos fundamentais citados por Fedrizzi (1999)