Table of Contents Table of Contents
Previous Page  498 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 498 / 2158 Next Page
Page Background

498

Figura 2.

Resultado de uma das questões realizadas aos alunos: Você já plantou uma árvore?

Praticamente metade das crianças não têm contato direto com atividades de paisagismo produtivo e pouco

contato com a natureza.

Com a realização das atividades de reformulação do pátio observou-se uma alteração significativa

na paisagem do pátio, como demonstrado nas Figuras 3 e 4. Permitiu-se assim que os alunos se

aproximassem às etapas de plantio, cultivo e colheita, e se envolvessem com técnicas sustentáveis

de reaproveitamento de materiais de descarte, despertando então a consciência e sensibilização

de educação ambiental. Atinge-se também o objetivo de, a partir do projeto de paisagismo produtivo

no ambiente escolar, desenvolver a capacidade do trabalho em equipe e da cooperação e

proporcionar um maior contato com a natureza, já que crianças dos centros urbanos estão cada vez

mais afastadas do contato com a natureza (CRIBB, 2010).

Figura 3.

Fachada da Creche João Busato antes das atividades de educação ambiental desenvolvidas.

Figura 4.

Fachada da Creche João Busato após as atividades de educação ambiental desenvolvidas.

Anteriormente, o pátio não estimulava as crianças educacionalmente, compondo um espaço

degradado e frio e não contribuía com os quatro aspectos fundamentais citados por Fedrizzi (1999)