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related to the issue of work and recognition, is still a factor of weight. Succession is increasingly
motivated by the youth to stay, be encouraged, have recognition of parents and family, the profession
of farmer to be socially recognized, and there is income, infrastructure, access to public policies and
quality of life in the environment rural.
Keywords:
sustainability, family agriculture, rural youth.
1. INTRODUÇÃO
A preocupação com a sustentabilidade tem mobilizado a sociedade mundial nas últimas décadas.
Trazida para o debate a partir do relatório de Brundtland (1987) e depois pela Rio 92, teve em sua
origem o objetivo de orientar as políticas públicas, visando atender as necessidades presentes sem
comprometer os recursos para as gerações futuras (BRUNDTLAND, 1987). Fundamenta-se em três
bases: econômica, social e ambiental. Seghezzo (2009) afirma ser está visão, antropocêntrica, por,
em suas proposições, compreender que as questões da sustentabilidade seriam garantidas, em sua
relação entre a sociedade e o meio ambiente, pela mediação da economia. Ou seja, a preocupação
central é o homem e suas necessidades.
Existem hoje mais de cem conceitos de sustentabilidade (BERARDI, 2013) fruto do debate do tema
e do modismo que o mesmo se tornou. Portanto no “guarda chuva” sustentável cabe quase tudo.
Seguezzo (2014) aponta para a necessidade de um novo quadro conceitual para abordar questões
de sustentabilidade. Para o autor é necessário debater o tema a partir dos aspectos territoriais,
temporais e pessoais de desenvolvimento. Para ele a Sustentabilidade poderia ser mais bem
compreendida em termos de “Place” (Local, Região) que contém as três dimensões do espaço
(econômica, social e ambiental), a “permanência” como quarta dimensão - a dimensão do tempo, e
a categoria de “pessoas” representando uma quinta dimensão - a dimensão humana. Estas 5
dimensões são visualizadas na figura 1.
O triangulo proposto por Seguezzo (2014). Figura 1, leva em conta três aspectos: territorial,
temporal e pessoal. Um em cada vértice do triangulo. A base do triangulo é representado pelo
presente do local e das pessoas, objetivos concretos do hoje, do tempo presente. A permanência
no canto superior (mais distante) trata de uma projeção, abstrata e subjetiva dos outros cantos para
o futuro. Para o autor o lugar, primeira vértice do triangulo, fornece uma parte importante do sentido
de pertença e de identidade, são mais do que espaços geográficos vazios, são fontes de fatos,
identidades e comportamentos. Lugar é uma construção social que ajuda as pessoas a construir
um sentimento de pertença a uma dada cultura. Já a permanência, para além das condições
presentes, inclui modificações e melhorias para o futuro, é a dimensão do tempo e do planejamento
e a consideração dos efeitos futuros de ações e omissões de hoje são fundamentais. Na quinta
dimensão, a das pessoas, é a dimensão da felicidade, na sua justificativa para a inclusão desta
dimensão, Seguezzo (2014) aponta que os conceitos de justiça e equidade, embora essenciais para
construir um mundo mais sustentável, provavelmente não são abrangentes o suficiente para conter
uma série de aspectos mais pessoais. Todos nós podemos ser iguais e ter o mesmo acesso a bens
e serviços, mas também podemos ser todos igualmente infelizes. Citando Dresner (2002), afirma
que a infelicidade está relacionada em grande parte à impossibilidade de cumprir os desejos
socialmente criados. Em contraste, felicidade e bem-estar pessoal têm sido associados com os
aspectos da vida, como a "autonomia, liberdade, realização, bem como o desenvolvimento das
relações interpessoais profundas" (KAHNEMAN; SUGDEN 2005, p. 176).