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environmental education, reuse of waste and productive landscaping with the community, reusing
materials out of use to build vertical gardens implanted in the institution and executing workshops of
reuse of materials to the confection of new products. Activities and its results are shown directly to
the students and community, which, seeing the transformation of spaces and the final products, feel
boosted to support and materialize other projects associated to sustainable development, along with
promoting sustainable ideas to the children that attend the institution, and, thereafter, in the
community, interacting with the academy.
Keywords:
Sustainability, reuse, environmental education, preservation, awareness.
1. INTRODUÇÃO
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A educação ambiental e o paisagismo produtivo caracterizam-se como importantes
ferramentas para a formação de uma consciência socioambiental e consequentemente a
transformação do quadro de degradação atual que conta com práticas tradicionais não
sustentáveis. De acordo com a lei nº 9.795 (BRASIL, 1999), a educação ambiental define-
se por
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais
o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos,
habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do
meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia
qualidade de vida e sua sustentabilidade.
•
Através das ações de educação ambiental, visa-se integrar a comunidade e reestruturar
princípios de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Estas práticas podem
funcionar como estratégias que visam envolver a população em torno de questões
socioambientais, de modo a estimular a mudança de conduta, reorientação de hábitos,
atitudes e de valores (SANTANA, 2008).
•
Portanto, a atividade desenvolvida na Fundação Lucas Araújo, em Passo Fundo, RS, não
somente contribui com o meio ambiente, como também proporciona aos alunos,
funcionários, professores e a comunidade benefícios psicossociais. O projeto de paisagismo
produtivo visa reestruturar o pátio escolar da instituição, principal espaço de socialização e
lazer, tornando-o mais vivo e alegre através de ações em conjunto a comunidade.
•
As atividades desenvolvidas, ao mesmo tempo que possuem função terapêutica e social,
aliam tais práticas à sustentabilidade, que foi definida pela Comissão Brundtland, em 1987,
como “Desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a
capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades”, atuante nas
esferas econômica, social e ambiental (MENDES, 2014). A sustentabilidade é um conceito
trabalhado no desenvolvimento das atividades de educação ambiental na instituição. Apesar
de, segundo Mendes (2014), esse conceito ser aplicado em todos os contextos, ele
necessita ser esclarecido a fim de tornar o trabalho de conscientização mais efetivo.
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Dentro da educação a sustentabilidade e o espaço sustentável estabelecem relações de
cuidado entre os seres humanos, a natureza e o ambiente. Através dessas ações
sustentáveis, os educandos aprendem, pensam e agem para projetar e construir o presente
e o futuro com criatividade, inclusão e respeito ao homem e ao meio ambiente.
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Ao consumir produtos cotidianamente, realiza-se, por consequência, o descarte de
embalagens e restos dos produtos, considerados em conjunto como resíduos. Considerando