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participação dos empoderados na sociedade (NAÇÕES UNIDAS, 2016). Desta forma, supõe-se

que capacidades de: liderança, iniciativa, pensamento crítico, reflexividade e, habilidade de trabalho

em grupo, devem ser incentivadas de forma transversal em todos os setores da sociedade a fim de

atingir os objetivos fixados na Agenda Global 2030.

5. CONCLUSÃO

O desenvolvimento desta pesquisa nas cidades de estudo permite concluir que a busca da

sustentabilidade nos espaços urbanos ainda é um desafio a ser superado. Isso porque, as cidades

e suas estruturas são resultados de processos conjuntos da sociedade e, nesse sentido, o cidadão

é fator primordial na organização do espaço urbano por meio de suas escolhas, ações e esforços.

Por isso, o aumento da participação e inclusão da sociedade nos processos decisórios será

fundamental para atingir esta meta.

Sendo assim, a principal conclusão da pesquisa é que a elaboração do documento “Carta Aberta”

incentivou os participantes a propor soluções para as problemáticas locais, mostrando assim seu

empoderamento, pois houve uma mudança na percepção dos indivíduos quanto à importância de

suas ações para a sustentabilidade local. Além disso, alguns participantes relataram, inclusive, que

adaptaram hábitos diários, a partir de sua inserção na pesquisa, o que permite concluir que os

métodos utilizados foram eficientes na sensibilização em relação ao papel individual do cidadão na

promoção da sustentabilidade.

Desse modo, a interação da universidade com a comunidade, através da capacitação em Educação

para a Sustentabilidade, permitiu difundir a importância da participação do cidadão nos processos

de tomada de decisão e, a necessidade de seu engajamento em ações individuais e coletivas de

sustentabilidade local.

No início da pesquisa, a percepção da maioria dos indivíduos, quando questionados frente aos

problemas do seu bairro mencionavam questões relacionadas à carência de infraestrutura ou

prestação de serviços (gestão pública, entidades privadas, entre outros). Ao final do processo de

Capacitação ficou evidente que a maioria dos participantes (stakeholders) apresentou interesse em

melhorar o meio urbano em que reside. Isso é importante, pois todos contribuem de forma direta

e/ou indireta, através de seus impactos e ações, para o sucesso e para os problemas existentes

nas cidades, sendo fundamentais para a implantação de práticas sustentáveis que trarão resiliência

às cidades do futuro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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DAVISON, Aidan; BROWN, Paul; PHARO, Emma; WARR, Kristin; MCGREGOR, Helen; TERKES,

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ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar. N. 16, p. 181-191, 2000.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educar, participar e transformar em educação ambiental. Revista

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MANZATO, Antônio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A Elaboração de Questionários na Pesquisa

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