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Imagem 1.
Trajeto BRT Transcarioca.
Novo eixo transversal de transporte. Elaborado pelo autor
Outra particularidade atribuída ao sistema Transcarioca diz respeito ao contexto urbano
atravessado pelo BRT. Passando por regiões de configuração bastante variada, o corredor atende
áreas de alta densidade populacional, e de urbanização bastante consolidada. Além disso, o eixo
fortalece a ligação entre a Zona Norte e a Barra da Tijuca, que vem se constituindo como importante
centralidade no contexto carioca. Dada a relevância expressada pela constituição deste eixo, o BRT
Transcarioca está inserido dentro das políticas de valorização do transporte coletivo, previstas no
PMUS do Rio de Janeiro.
Embora o sistema BRT tenha representado alguns avanços em termos de mobilidade, sua
implantação apresenta ainda alguns impasses no que toca a integração com os demais modais.
Com relação à bicicleta, sua inserção apresentou poucos esforços para propiciar tal associação,
uma preocupação que se mostrou pouco relevante no projeto implantado. As diferentes
características do entorno desta linha, acabam também por demandar ações distintas em cada
situação, com intervenções em maior ou menor escala na forma urbana, a fim de favorecer também
o uso da bicicleta.
Conforme apontado por Vasconcellos (2007), a integração promove também a acessibilidade aos
transportes coletivos, sendo essa uma questão não só de eficiência, mas também de equidade.
As áreas atendidas pelo sistema Transcarioca, apresentam também diferentes perfis
socioeconômicos, que por sua vez foram impactados de forma diferenciada pela implantação do
modal. Segundo Oliveira; Moura; Rocha(2015), o corredor em questão já atende, majoritariamente,
pessoas de níveis de renda mais baixos (até 2 salários mínimos), grupo que apresenta também,
maior dependência do transporte público, sendo aqueles que realizam os deslocamentos mais
longos diariamente.
A bicicleta por sua vez, se mostra como um modal de baixo custo, tendo maior impacto também na
população mais pobre, que constitui seu principal público usuário no Rio de Janeiro (PERFIL DO
CICLISTA,2015). Dessa forma, a associação entre o BRT e a bicicleta tem o potencial de ampliar o