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1921

Imagem 1.

Trajeto BRT Transcarioca.

Novo eixo transversal de transporte. Elaborado pelo autor

Outra particularidade atribuída ao sistema Transcarioca diz respeito ao contexto urbano

atravessado pelo BRT. Passando por regiões de configuração bastante variada, o corredor atende

áreas de alta densidade populacional, e de urbanização bastante consolidada. Além disso, o eixo

fortalece a ligação entre a Zona Norte e a Barra da Tijuca, que vem se constituindo como importante

centralidade no contexto carioca. Dada a relevância expressada pela constituição deste eixo, o BRT

Transcarioca está inserido dentro das políticas de valorização do transporte coletivo, previstas no

PMUS do Rio de Janeiro.

Embora o sistema BRT tenha representado alguns avanços em termos de mobilidade, sua

implantação apresenta ainda alguns impasses no que toca a integração com os demais modais.

Com relação à bicicleta, sua inserção apresentou poucos esforços para propiciar tal associação,

uma preocupação que se mostrou pouco relevante no projeto implantado. As diferentes

características do entorno desta linha, acabam também por demandar ações distintas em cada

situação, com intervenções em maior ou menor escala na forma urbana, a fim de favorecer também

o uso da bicicleta.

Conforme apontado por Vasconcellos (2007), a integração promove também a acessibilidade aos

transportes coletivos, sendo essa uma questão não só de eficiência, mas também de equidade.

As áreas atendidas pelo sistema Transcarioca, apresentam também diferentes perfis

socioeconômicos, que por sua vez foram impactados de forma diferenciada pela implantação do

modal. Segundo Oliveira; Moura; Rocha(2015), o corredor em questão já atende, majoritariamente,

pessoas de níveis de renda mais baixos (até 2 salários mínimos), grupo que apresenta também,

maior dependência do transporte público, sendo aqueles que realizam os deslocamentos mais

longos diariamente.

A bicicleta por sua vez, se mostra como um modal de baixo custo, tendo maior impacto também na

população mais pobre, que constitui seu principal público usuário no Rio de Janeiro (PERFIL DO

CICLISTA,2015). Dessa forma, a associação entre o BRT e a bicicleta tem o potencial de ampliar o