Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1917 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1917 / 2158 Next Page
Page Background

1917

332. MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: A INTEGRAÇÃO ENTRE A

BICICLETA E O BRT TRANSCARIOCA

SILVEIRA, Letícia Quintanilha da*

1

(leticiaqs@ufrj.br

); ANDRADE, Victor

1

(victorandrade@fau.ufrj.br

); MARINO, Filipe Ungaro

1

(filipemarino@gmail.com

)

1

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo estudar a integração entre um modal de transporte público coletivo

– o BRT Transcarioca – e a bicicleta, compreendendo as potencialidades para a construção da

mobilidade sustentável no Rio de Janeiro. Buscando entender como ocorre hoje a interface entre

os dois modais, o estudo investiga de que maneiras o desenho e o planejamento urbanos podem

contribuir para promover tal integração. A investigação proposta se baseia na revisão de literatura

específica (KRENN et al, 2015; PUCHER et al, 2010), com foco em índices de ciclabilidade, de

forma a compreender que elementos do ambiente construído apresentam maior impacto na

promoção do uso da bicicleta como meio de transporte. Considera-se também os dados levantados

sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro (2015), aportando demandas relacionadas ao contexto local.

Aplicando as dimensões de análise a três estações do sistema Transcarioca, a pesquisa demonstra

alguns dos obstáculos para a construção de um ambiente ciclável no entorno do BRT, tais como a

ausência de infraestrutura adequada ou elementos que tornam a paisagem pouco atrativa para

estes usuários. Com isso, o trabalho aborda a associação entre bicicleta e BRT como questão chave

para a mobilidade carioca.

Palavras-chave:

Intermodalidade, Ciclabilidade, Transporte.

SUSTAINABLE URBAN MOBILITY: THE INTEGRATION BETWEEN

BICYCLES AND THE BRT TRANSCARIOCA

ABSTRACT

This work studies the integration between a public transport mode - BRT Transcarioca - and bikes,

in order to understand the potentialities for building sustainable mobility in Rio de Janeiro. In search

to comprehend how is the interface between the two modes today, the study investigates the ways

in which urban design and urban planning can help to promote such integration. This research is

based on literature review (Krenn et al, 2015; Pucher et al, 2010), focusing on cyclability indexes, as

a way to understand which elements from the built environment represent more impact in order to

promote cycling as a means of transport. It is also considered the data collected on the Brazilian

Cyclist Profile (2015), showing the demands related to the local context. Applying the analysis

dimensions to three stations of the Transcarioca system, the research demonstrates some of the

obstacles to the construction of a cycling environment in BRT surroundings, such as the lack of

adequate infrastructure or elements that make the landscape unattractive to these users. Thus, the

research shows the association between bicycle and BRT as a key issue for sustainable mobility in

Rio de Janeiro.

Keywords:

Intermodal; Ciclability; Transit