1917
332. MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: A INTEGRAÇÃO ENTRE A
BICICLETA E O BRT TRANSCARIOCA
SILVEIRA, Letícia Quintanilha da*
1
(leticiaqs@ufrj.br); ANDRADE, Victor
1
(victorandrade@fau.ufrj.br); MARINO, Filipe Ungaro
1
(filipemarino@gmail.com)
1
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil
*
Autor correspondente
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo estudar a integração entre um modal de transporte público coletivo
– o BRT Transcarioca – e a bicicleta, compreendendo as potencialidades para a construção da
mobilidade sustentável no Rio de Janeiro. Buscando entender como ocorre hoje a interface entre
os dois modais, o estudo investiga de que maneiras o desenho e o planejamento urbanos podem
contribuir para promover tal integração. A investigação proposta se baseia na revisão de literatura
específica (KRENN et al, 2015; PUCHER et al, 2010), com foco em índices de ciclabilidade, de
forma a compreender que elementos do ambiente construído apresentam maior impacto na
promoção do uso da bicicleta como meio de transporte. Considera-se também os dados levantados
sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro (2015), aportando demandas relacionadas ao contexto local.
Aplicando as dimensões de análise a três estações do sistema Transcarioca, a pesquisa demonstra
alguns dos obstáculos para a construção de um ambiente ciclável no entorno do BRT, tais como a
ausência de infraestrutura adequada ou elementos que tornam a paisagem pouco atrativa para
estes usuários. Com isso, o trabalho aborda a associação entre bicicleta e BRT como questão chave
para a mobilidade carioca.
Palavras-chave:
Intermodalidade, Ciclabilidade, Transporte.
SUSTAINABLE URBAN MOBILITY: THE INTEGRATION BETWEEN
BICYCLES AND THE BRT TRANSCARIOCA
ABSTRACT
This work studies the integration between a public transport mode - BRT Transcarioca - and bikes,
in order to understand the potentialities for building sustainable mobility in Rio de Janeiro. In search
to comprehend how is the interface between the two modes today, the study investigates the ways
in which urban design and urban planning can help to promote such integration. This research is
based on literature review (Krenn et al, 2015; Pucher et al, 2010), focusing on cyclability indexes, as
a way to understand which elements from the built environment represent more impact in order to
promote cycling as a means of transport. It is also considered the data collected on the Brazilian
Cyclist Profile (2015), showing the demands related to the local context. Applying the analysis
dimensions to three stations of the Transcarioca system, the research demonstrates some of the
obstacles to the construction of a cycling environment in BRT surroundings, such as the lack of
adequate infrastructure or elements that make the landscape unattractive to these users. Thus, the
research shows the association between bicycle and BRT as a key issue for sustainable mobility in
Rio de Janeiro.
Keywords:
Intermodal; Ciclability; Transit