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1914

A última sessão do NEWS refere-se aos níveis de satisfação com o bairro, apresentadas com 17

questões com 5 escalas (1. Insatisfação total ou completa insatisfação; 2. Alguma insatisfação; 3.

Nem satisfeito nem insatisfeito; 4. Alguma insatisfação; 5. Satisfação total ou completa satisfação).

De maneira geral, as perguntas abrangem diversas apreensões vinculadas a acesso a vias,

rodovias, transporte público, diversão e comércio; tempo de deslocamento casa/trabalho/escola;

quantidade de amigos no bairro; facilidade e satisfação em andar a pé e de bicicleta; quantidade de

qualidade de restaurantes, escolas e mercados; segurança e por fim questionava sobre ser um bom

lugar para viver e para criar filhos. Verificam-se índices elevados de satisfação dos moradores

apresentando resultados acima do 4 no setor 06 (4,08) e no setor 69 (4,14). Embora o setor 35

apresentou a somatória de 3,69 foi o maior item pontuado entre todos do questionário.

Os resultados do questionário NEWS, primeiramente certificam os setores apontados por Loch

(2013) de moradores que caminham para atividade de lazer ou de trabalho, no entanto a pesquisa

não inseria aspectos do ambiente construído. Uma observação comparativa dos três setores

permite argumentar questões de percepção das pessoas para o aumento da caminhabilidade. O

setor 6, localizado mais próximo ao centro, obteve pontuação mais elevada nos itens referentes aos

aspectos do bairro (arborização, sombreamento, vistas e outros) e segurança do pedestre,

referindo-se a uma maior infraestrutura existente no bairro. Por outro lado, os setores periféricos,

caracterizados como áreas de empreendimento de habitação de interesse social apresentam

realidades diferenciadas. O setor 69 apresentou índices maiores na diversidade de usos, acesso

ao comércio e serviço e satisfação com o bairro. O setor está localizado a 5 km do centro, porém a

rodovia BR 367 cria uma barreira física contribuindo para a consolidação de uma área de comércio

e de serviços ao longo da Av. José Afonso dos Santos e da Rua Rio Iguaçu as quais atendem a

região do entorno. Os estabelecimentos foram apontados como destino de deslocamento a pé. O

setor 35, apenas a 3km do centro, é isolado pela rodovia e o leito da estrada de ferro, e apresentou

os menores índices em todas as questões do NEWS, exceto na existência de local para caminhar

e andar de bicicleta na indicação de uma pista de caminhada construída recentemente.

Na comparação dos resultados, em síntese pode-se afirmar 3 itens importantes para o aumento do

deslocamento a pé: a satisfação com o bairro, a diversidade do uso do solo e a conectividade das

vias. Considerando a satisfação do bairro, de caráter mais subjetivo, os entrevistados relataram

residir há tempos no local e verbalizam a existência de uma rede de vizinhança. Assim a

temporalidade pode ser um fator para o fortalecimento das interações sociais. Neste sentido,

Leydan (2003) discorre que o capital social tem sido premissa de projeto de bairros para permitir ou

encorajar laços sociais ou conexões da comunidade.

A diversidade do uso do solo e a permeabilidade da malha estão vinculadas ao chamado “

pedestrian

shed

”, distância caminhável. Moudon (2003) considera que em 1 minuto uma pessoa pode se

deslocar em média 80 metros, portanto, em 10 minutos o pedestre alcança 800 metros. De forma

similar, Campoli (2012) aponta como sendo a distância caminhável máxima e, o estabelecimento

de um raio de 400 metros, a partir de um ponto central, pode definir áreas de crescimento na

localização de mais destinos e propósitos, formando um potencial para substituição das viagens de

carro por pequenas viagens caminhando.

5. CONCLUSÃO

As pesquisas existentes sobre a relação do ambiente construído como suporte à

caminhabilidade

,

na sua maioria, são consideradas avaliações do espaço físico. O instrumento NEWS foi formatado

para inserir a percepção dos moradores nessa discussão. Deve-se ressaltar, enquanto limitação da