Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1847 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1847 / 2158 Next Page
Page Background

1847

Figura 4: Matriz de agregação. Fonte: Gentil, (2015).

4. CONCLUSÃO

A proposta deste artigo foi apenas de mostrar, de forma simplificada o processo de elaboração do

PAE. As variáveis identificadas poderão ser adequadas às informações existentes da área urbana

a ser analisada; sendo assim, as árvores de avaliação podem ser adaptadas conforme as

informações disponíveis. O guia elaborado por Costa (2008), por apresentar parâmetros já testados

quanto à mobilidade, serve de orientação quanto à alteração ou adequação da escala de avaliação

de cada variável proposta nas árvores de avaliação. Outras variáveis relacionadas à forma urbana

ou ao transporte e circulação podem ser contempladas nos diagramas.

Algumas informações que não podem ser mapeadas ou espacializadas constituem-se num limitante

ao objetivo de se ter um

PAE

facilitador para o uso de planejadores urbanos; entretanto, essa

limitação não reduz o mérito da proposta, pois o produto deste PAE são mapas combinados por

meio da matriz.

Este procedimento permite tanto uma análise espacializada da mobilidade como uma abordagem

centrada num número reduzido e comprovadamente relevante de variáveis para identificar o

potencial de mobilidade de uma estrutura urbana.

A proposta de análise para mobilidade urbana pode ser adaptada à realidade da cidade que for

objeto de estudo. As variáveis e o nível hierárquico para cada Eixo de Análise podem ser propostos

de acordo com o conhecimento específico dos problemas de cada município, de modo que importa

conhecer a lógica presente no

PAE

para que se possa estabelecer novos arranjos em relação à

árvore de avaliação, matriz de agregação e escalas de avaliação para cada variável.

A principal vantagem deste

PAE

está na capacidade de representar a distribuição espacial de um

conjunto de informações que são orientados por meio de uma

Árvore de Avaliação

e

Matriz de

Agregação

e que permitem a combinação entre diversas variáveis para se obter o Mapa Potencial

para Mobilidade Sustentável.