1844
para se chegar na proposta da árvore de avaliação de forma urbana, assim como na de transporte
e circulação, foram desenvolvidos e testados vários modelos. A proposta do arranjo da árvore, bem
como de seus caminhos e níveis depende do grupo que irá avaliar a área em questão, da
experiência profissional e dos objetivos que se pretende alcançar em relação ao planejamento
urbano e potencial da mobilidade sustentável. Neste caso, as árvores foram elaboradas pela autora
do trabalho, que se baseou nos dados disponíveis da área de estudo onde foi aplicado o PAE
assunto que não objeto deste artigo, bem como no referencial teórico (GENTIL, 2015).
Figura 2: Árvore de avaliação e quadro com escala de avaliação para cada variável. Fonte: Gentil, (2015).
De modo análogo a elaboração da árvore de avaliação Forma Urbana tem-se a árvore de avaliação
de Transporte e Circulação, onde se considerou os seguintes: i. Hierarquia das variáveis na árvore:
A leitura do diagrama do tipo “árvore” pode assim ser procedida pela variável “extensão da rede de
transporte público”, pois, ao se determinar a extensão da rede de transporte público é possível
estabelecer as vias prioritárias por onde deve partir o planejamento para cobertura do transporte
público (implantação de pontos de ônibus) assim como o planejamento e integração das redes de
ciclovias/ciclofaixas e vias para pedestres, facilitando o acesso ao transporte público. Em virtude
disso, a variável “Extensão da Rede de Transporte Público” aparece como elemento indutor para
as demais variáveis ocupando a posição de maior destaque na árvore. ii. Operadores lógicos
(álgebra booleana): pela leitura do diagrama tem-se um caminho que esta em destaque conforme
mostra a Figura 3:
Extensão da Rede de Transporte Público
(1) OU (2) OU (3), segue-se para
avaliação da próxima variável, “E”
Acessibilidade ao Transporte Público
que oferece três
possibilidades (1) OU (2) OU (3) “E”
Vias para Pedestres
que oferece três possibilidades (1) OU (2)
OU (3), até se chegar no último nível “E”
Extensão e Conectividade de Ciclovias
que também