Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1844 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1844 / 2158 Next Page
Page Background

1844

para se chegar na proposta da árvore de avaliação de forma urbana, assim como na de transporte

e circulação, foram desenvolvidos e testados vários modelos. A proposta do arranjo da árvore, bem

como de seus caminhos e níveis depende do grupo que irá avaliar a área em questão, da

experiência profissional e dos objetivos que se pretende alcançar em relação ao planejamento

urbano e potencial da mobilidade sustentável. Neste caso, as árvores foram elaboradas pela autora

do trabalho, que se baseou nos dados disponíveis da área de estudo onde foi aplicado o PAE

assunto que não objeto deste artigo, bem como no referencial teórico (GENTIL, 2015).

Figura 2: Árvore de avaliação e quadro com escala de avaliação para cada variável. Fonte: Gentil, (2015).

De modo análogo a elaboração da árvore de avaliação Forma Urbana tem-se a árvore de avaliação

de Transporte e Circulação, onde se considerou os seguintes: i. Hierarquia das variáveis na árvore:

A leitura do diagrama do tipo “árvore” pode assim ser procedida pela variável “extensão da rede de

transporte público”, pois, ao se determinar a extensão da rede de transporte público é possível

estabelecer as vias prioritárias por onde deve partir o planejamento para cobertura do transporte

público (implantação de pontos de ônibus) assim como o planejamento e integração das redes de

ciclovias/ciclofaixas e vias para pedestres, facilitando o acesso ao transporte público. Em virtude

disso, a variável “Extensão da Rede de Transporte Público” aparece como elemento indutor para

as demais variáveis ocupando a posição de maior destaque na árvore. ii. Operadores lógicos

(álgebra booleana): pela leitura do diagrama tem-se um caminho que esta em destaque conforme

mostra a Figura 3:

Extensão da Rede de Transporte Público

(1) OU (2) OU (3), segue-se para

avaliação da próxima variável, “E”

Acessibilidade ao Transporte Público

que oferece três

possibilidades (1) OU (2) OU (3) “E”

Vias para Pedestres

que oferece três possibilidades (1) OU (2)

OU (3), até se chegar no último nível “E”

Extensão e Conectividade de Ciclovias

que também