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Para combinar as árvores de avaliação dos Elementos da Forma Urbana e de Transporte e
Circulação para espacialização dos resultados, foi gerada uma matriz de agregação. Na elaboração
da matriz, cada nível da Forma Urbana é combinado, ou seja, relacionado aos níveis de Transporte
e Circulação e vice-versa, gerando a matriz potencial de mobilidade sustentável ou Potencial de
Mobilidade Sustentável. As árvores e a matriz funcionam como filtros que selecionam alternativas
até se chegar ao nível de maior potencial para mobilidade sustentável. A matriz é construída pela
técnica de superposição de informações, levando em conta a maior prevalência das variáveis em
área. A matriz potencial da mobilidade sustentável ficou definida conforme mostra a Figura 4.
Por meio da matriz de agregação das variáveis, é possível espacializar os resultados e construir o
mapa potencial da mobilidade sustentável. A escala de cores e níveis demonstrará as áreas com
maior potencial para a mobilidade sustentável até as que apresentam desempenho insuficiente. A
intervenção sobre desenho/planejamento urbano será dada nas áreas urbanas em que a correlação
das variáveis expressar um pior desempenho. Portanto será possível criar níveis de análise em
escala global e local para o planejamento, permitindo verificar as variações dentro de um mesmo
sistema.
Para espacialização dos resultados, trabalha-se com os dados reais identificados pela atual
situação da área. Na análise de cada micro-área dentro da área urbana, define-se o nível de
potencial para mobilidade sustentável e as respectivas necessidades de intervenção sobre os
elementos da Forma Urbana e do Transporte e Circulação. Importa dizer que essa matriz pode ser
alterada de acordo com o rigor que se deseja, restringindo ainda mais a análise para cada eixo de
análise proposto.