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Para agregação das variáveis, utiliza-se álgebra booleana por meio das combinações lógicas do
tipo “E/OU”, de modo que em cada árvore de avaliação são definidas as combinações lógicas
(usando os operadores E/OU). Posteriormente é utilizada a técnica de superposição de informações
com o auxílio dos
softwares
Excel e ArcGis. Por fim, para aplicação do
PAE
, devem ser observados
os seguintes critérios que viabilizarão as adequações necessárias para o desenvolvimento
metodológico:
i. As variáveis definidas em cada eixo de análise devem possuir indicadores baseados no
conhecimento científico disponível para que se possa criar uma escala de avaliação. Como
referência foi utilizado o Guia de Indicadores para obtenção do Índice de Mobilidade Urbana
Sustentável – IMUS, proposto por Costa (2008). As variáveis propostas neste estudo,
correspondentes aos Eixos de Análise I e II possuem um correspondente indicador nesta lista
proposta por Costa (2008). A escala de avaliação da variável
Característica do Desenho Urbano
foi
calculada utilizando a variável configuracional denominada de Integração Global e derivada do
mapa axial obtido pela sintaxe espacial (SE) (MEDEIROS, 2013);
ii. É importante que as variáveis selecionadas possam ser espacializadas ou mapeadas, pois as
variáveis são combinadas e o resultado final da agregação ou combinação dessas informações é
um mapa potencial da mobilidade urbana onde é possível visualizar os diferentes potenciais de
mobilidade urbana;
iii. Para a definição da área de análise ou escala de análise deve ser definida uma escala macro e
outra micro. A escala macro pode ser o perímetro urbano ou, no caso de regiões metropolitanas,
considerar as cidades que estão conurbadas, ou a mancha urbana. Para a escala micro,
consideram-se subáreas que podem corresponder à escala de bairros ou regiões administrativas.
A definição das escalas macro e micro para aplicação do
PAE
permitirá uma
análise global
em
relação ao potencial de mobilidade sustentável e também uma
análise local,
sendo possível
estabelecer comparação entre áreas distintas no mesmo território urbano;
iv. A ordem e o arranjo das variáveis nos diagramas do tipo “árvore” são elaborados de maneira
subjetiva. Quem introduz as variáveis na árvore deve estabelecer uma hierarquia na qual se
destaque o elemento que possa ter maior relevância e impactos nos demais. O pesquisador tem a
Figura 1: Esquema mostrando a sobreposição das variáveis do estudo.