1839
39. PROCEDIMENTO DE ANÁLISE ESPACIAL (PAE) – FERRAMENTA
PARA ANÁLISE DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
GENTIL, C. D. A.*
1
(carolgentil13@gmail.com);
1
Instituto Federal de Educação Ciência e
Tecnologia (IFG- Campus Jataí), Brasil
*
Caroline Duarte Alves Gentil
RESUMO
Este artigo tem como objetivo descrever as etapas que precederam a construção de um
procedimento analítico denominado -
Procedimento de Análise Espacial (PAE)
, método que permite
a análise da mobilidade urbana sustentável, contribuindo com ações na área do planejamento
urbano que permite relacionar forma urbana e mobilidade urbana, por meio da verificação das
características do espaço urbano que correlaciona os seus elementos estruturantes com o
correspondente desempenho da mobilidade sustentável. Para concepção do método foram
adotados dois eixos de análise: Eixo de Análise I – Forma Urbana que contém as seguintes
variáveis: características da densidade urbana, característica do uso do solo urbana, vazios urbanos
e característica do desenho urbano; Eixo de Análise II – Transporte e Circulação que contém as
seguintes variáveis: extensão da rede de transporte público, cobertura do transporte público, vias
para pedestres e extensão e conectividade de ciclovias. Para articulação dos dois eixos de análise
foram utilizadas árvores de avaliação, construídas utilizando como princípio as funções lógicas da
Álgebra Booleana e uma matriz de agregação que permitiu que as variáveis distribuídas nos Eixos
de Análise fossem testadas, gerando como produto um Mapa Potencial de Mobilidade Sustentável,
que permite visualizar as áreas com maior ou menor potencial para mobilidade sustentável.
Palavras-chave:
mobilidade urbana; planejamento urbano; forma urbana.
SPATIAL ANALYSIS PROCEDURE (PAE) - TOOL FOR ANALYSIS OF
SUSTAINABLE URBAN MOBILITY
ABSTRACT
This article aims to describe the steps that preceded the construction of this analytical procedure
called - Spatial Analysis Procedure (PAE), a method that allows the analysis of sustainable urban
mobility, contributing to actions in the area of urban planning. For the design of the method, two axes
of analysis were adopted: Analysis Axis I - Urban Form containing the following variables:
characteristics of urban density, characteristic of urban land use, urban voids and urban design
characteristic; Axis of Analysis II - Transport and Circulation containing the following variables:
extension of the public transport network, coverage of public transport, pedestrian routes and
extension and connectivity of bicycle lanes. In order to articulate the two axes of analysis, evaluation
trees were constructed using as a principle the Boolean Algebra logic functions and an aggregation
matrix that allowed the variables distributed in the Analysis Axes to be tested, generating as a
product a Sustainable Mobility Potential Map, Which allows the visualization of areas with greater or
lesser potential for sustainable mobility.
Keywords:
Urban mobility; urban planning; urban form.
1. INTRODUÇÃO
Antes de iniciar a discussão sobre o assunto, cabe colocar que para esta pesquisa a mobilidade
urbana é definida conforme o conceito adotado pelo Ministério das Cidades (2005) “um atributo das