Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1839 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1839 / 2158 Next Page
Page Background

1839

39. PROCEDIMENTO DE ANÁLISE ESPACIAL (PAE) – FERRAMENTA

PARA ANÁLISE DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

GENTIL, C. D. A.*

1

(carolgentil13@gmail.com

);

1

Instituto Federal de Educação Ciência e

Tecnologia (IFG- Campus Jataí), Brasil

*

Caroline Duarte Alves Gentil

RESUMO

Este artigo tem como objetivo descrever as etapas que precederam a construção de um

procedimento analítico denominado -

Procedimento de Análise Espacial (PAE)

, método que permite

a análise da mobilidade urbana sustentável, contribuindo com ações na área do planejamento

urbano que permite relacionar forma urbana e mobilidade urbana, por meio da verificação das

características do espaço urbano que correlaciona os seus elementos estruturantes com o

correspondente desempenho da mobilidade sustentável. Para concepção do método foram

adotados dois eixos de análise: Eixo de Análise I – Forma Urbana que contém as seguintes

variáveis: características da densidade urbana, característica do uso do solo urbana, vazios urbanos

e característica do desenho urbano; Eixo de Análise II – Transporte e Circulação que contém as

seguintes variáveis: extensão da rede de transporte público, cobertura do transporte público, vias

para pedestres e extensão e conectividade de ciclovias. Para articulação dos dois eixos de análise

foram utilizadas árvores de avaliação, construídas utilizando como princípio as funções lógicas da

Álgebra Booleana e uma matriz de agregação que permitiu que as variáveis distribuídas nos Eixos

de Análise fossem testadas, gerando como produto um Mapa Potencial de Mobilidade Sustentável,

que permite visualizar as áreas com maior ou menor potencial para mobilidade sustentável.

Palavras-chave:

mobilidade urbana; planejamento urbano; forma urbana.

SPATIAL ANALYSIS PROCEDURE (PAE) - TOOL FOR ANALYSIS OF

SUSTAINABLE URBAN MOBILITY

ABSTRACT

This article aims to describe the steps that preceded the construction of this analytical procedure

called - Spatial Analysis Procedure (PAE), a method that allows the analysis of sustainable urban

mobility, contributing to actions in the area of urban planning. For the design of the method, two axes

of analysis were adopted: Analysis Axis I - Urban Form containing the following variables:

characteristics of urban density, characteristic of urban land use, urban voids and urban design

characteristic; Axis of Analysis II - Transport and Circulation containing the following variables:

extension of the public transport network, coverage of public transport, pedestrian routes and

extension and connectivity of bicycle lanes. In order to articulate the two axes of analysis, evaluation

trees were constructed using as a principle the Boolean Algebra logic functions and an aggregation

matrix that allowed the variables distributed in the Analysis Axes to be tested, generating as a

product a Sustainable Mobility Potential Map, Which allows the visualization of areas with greater or

lesser potential for sustainable mobility.

Keywords:

Urban mobility; urban planning; urban form.

1. INTRODUÇÃO

Antes de iniciar a discussão sobre o assunto, cabe colocar que para esta pesquisa a mobilidade

urbana é definida conforme o conceito adotado pelo Ministério das Cidades (2005) “um atributo das