1829
31. PLANO DE ACESSIBILIDADE: METODOLOGIA, DIAGNÓSTICO E
PROPOSTA PARA O
CAMPUS
GOIABEIRAS - UFES
SALVALAIO, Renata Cerqueira do Nascimento*
1
(renata.salvalaio@ufes.br); VIEIRA, Juliana
Amaral Dias
1
(juliana.ama.dias@hotmail.com); HÜLLE, Laryssa Teixeira de
Aquino
1
(laryssahulle@gmail.com)
1
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Brasil
*
Autor correspondente
RESUMO
Este artigo refere-se aos resultados obtidos no desenvolvimento do Plano de Acessibilidade do
campus
Alaor de Queiroz Araújo – denominado
Campus
de Goiabeiras –, da Universidade Federal
do Espírito Santo, localizado em Vitória – ES. O objetivo da pesquisa foi testar a metodologia de
diagnóstico adotada e, posteriormente, desenvolver soluções visando eliminar barreiras que
impeçam a acessibilidade plena dos usuários do
campus
. A estratégia aplicada foi identificar,
quantificar e qualificar os problemas de acessibilidade encontrados na Ufes, por meio das técnicas
da Metodologia de Avaliação Pós-Ocupação, sendo essa dividida em duas etapas: a avaliação
técnica - com registro fotográfico e preenchimento de planilhas de avaliação com anotações do
observado - e a aplicação de questionários de satisfação junto ao público que utiliza os acessos,
percursos e estacionamentos, seja esse público interno ou externo e com ou sem deficiência. Os
dados obtidos foram analisados constatando-se que as condições dos acessos, trajetos e
estacionamentos internos do
campus
Goiabeiras comprometem a mobilidade do usuário,
demonstrando deficiências de natureza diversa. Considerando que a universidade deve ser
responsável pela inclusão e equiparação de oportunidades para todas as pessoas,
independentemente da existência de limitações de mobilidade, os resultados obtidos contribuem
para o desenvolvimento de um documento técnico para adequar e normatizar as intervenções e
novas construções à plena acessibilidade, bem como contribuir na elaboração do Plano de
Acessibilidade do
campus.
Palavras-chave:
Acessibilidade; Avaliação; Mobilidade.
ACCESSIBILITY PLAN: METHODOLOGY, DIAGNOSIS AND PROPOSAL
FOR THE CAMPUS GOIABEIRAS - UFES
ABSTRACT
This paper refers to the results obtained in the development of the Accessibility Plan for Alaor
Queiroz Araujo campus, of the Federal University of Espírito Santo, located in Goiabeiras, Vitória -
ES. The strategy applied was to identify, quantify and qualify the problems of accessibility found in
Ufes through the techniques of the Post-Occupancy Evaluation methodology, this is being divided
into two stages: a technical evaluation - with photographic record and evaluation sheets with notes
of what was observed - and the application of the public satisfaction surveys with the users of the
access, pathways and parking lots, considering internal or external public and with or without
disability. From the post-occupancy evaluation the results were analyzed and it was found that the
conditions of access, paths and internal parking of the Goiabeiras campus compromises the user
mobility, demonstrating deficiencies of many kinds. Considering that the university should be