Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1829 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1829 / 2158 Next Page
Page Background

1829

31. PLANO DE ACESSIBILIDADE: METODOLOGIA, DIAGNÓSTICO E

PROPOSTA PARA O

CAMPUS

GOIABEIRAS - UFES

SALVALAIO, Renata Cerqueira do Nascimento*

1

(renata.salvalaio@ufes.br

); VIEIRA, Juliana

Amaral Dias

1

(juliana.ama.dias@hotmail.com

); HÜLLE, Laryssa Teixeira de

Aquino

1

(laryssahulle@gmail.com

)

1

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

Este artigo refere-se aos resultados obtidos no desenvolvimento do Plano de Acessibilidade do

campus

Alaor de Queiroz Araújo – denominado

Campus

de Goiabeiras –, da Universidade Federal

do Espírito Santo, localizado em Vitória – ES. O objetivo da pesquisa foi testar a metodologia de

diagnóstico adotada e, posteriormente, desenvolver soluções visando eliminar barreiras que

impeçam a acessibilidade plena dos usuários do

campus

. A estratégia aplicada foi identificar,

quantificar e qualificar os problemas de acessibilidade encontrados na Ufes, por meio das técnicas

da Metodologia de Avaliação Pós-Ocupação, sendo essa dividida em duas etapas: a avaliação

técnica - com registro fotográfico e preenchimento de planilhas de avaliação com anotações do

observado - e a aplicação de questionários de satisfação junto ao público que utiliza os acessos,

percursos e estacionamentos, seja esse público interno ou externo e com ou sem deficiência. Os

dados obtidos foram analisados constatando-se que as condições dos acessos, trajetos e

estacionamentos internos do

campus

Goiabeiras comprometem a mobilidade do usuário,

demonstrando deficiências de natureza diversa. Considerando que a universidade deve ser

responsável pela inclusão e equiparação de oportunidades para todas as pessoas,

independentemente da existência de limitações de mobilidade, os resultados obtidos contribuem

para o desenvolvimento de um documento técnico para adequar e normatizar as intervenções e

novas construções à plena acessibilidade, bem como contribuir na elaboração do Plano de

Acessibilidade do

campus.

Palavras-chave:

Acessibilidade; Avaliação; Mobilidade.

ACCESSIBILITY PLAN: METHODOLOGY, DIAGNOSIS AND PROPOSAL

FOR THE CAMPUS GOIABEIRAS - UFES

ABSTRACT

This paper refers to the results obtained in the development of the Accessibility Plan for Alaor

Queiroz Araujo campus, of the Federal University of Espírito Santo, located in Goiabeiras, Vitória -

ES. The strategy applied was to identify, quantify and qualify the problems of accessibility found in

Ufes through the techniques of the Post-Occupancy Evaluation methodology, this is being divided

into two stages: a technical evaluation - with photographic record and evaluation sheets with notes

of what was observed - and the application of the public satisfaction surveys with the users of the

access, pathways and parking lots, considering internal or external public and with or without

disability. From the post-occupancy evaluation the results were analyzed and it was found that the

conditions of access, paths and internal parking of the Goiabeiras campus compromises the user

mobility, demonstrating deficiencies of many kinds. Considering that the university should be