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6. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Como resultado apresentam-se alguns croquis que ilustram a partir do cenário real encontrado,
soluções projetuais universais elaboradas pelos pesquisadores. Registra-se o fato de que cada
morador ou proprietário ser responsável pela pavimentação em frente ao seu lote, faz com que não
haja uma padronização das calçadas, e desta forma, há diferentes pavimentos em diferentes níveis
e mobiliário urbano em locais impróprios, que tornam as calçadas um local inseguro e
desconfortável, impedindo que pessoas com alguma dificuldade de locomoção transitem
normalmente. São raras as calçadas que apresentam boas condições, principalmente nas áreas de
intenso fluxo de pedestres.
As soluções propostas em croquis, além de contemplarem as exigências da NBR 9050/2015,
buscam qualificar os ambientes, atribuindo-lhes segurança e conforto. Segue alguns exemplos dos
diferentes espaços livres públicos encontrados e com as respectivas soluções de acessibilidade,
visando alcançar orientação/informação, deslocamento, uso e comunicação. Na Figura 05, há a
ilustração de passeios de um espaço público, onde a diferenciação de pisos torna a circulação
acessível a todos. Há ainda, a presença de vegetação, importante elemento na configuração dos
espaços abertos. Os pisos diferentes permitem o movimento livre e seguro ao usuário, o piso guia
indica o percurso e o alerta impõem segurança, ambos contribuem para independência no uso dos
espaços livres públicos da cidade. A regularidade do piso e a dimensão do passeio público também
permitem que o deslocamento do cadeirante seja livre de obstáculos, através da criação de uma
faixa exclusiva para o mobiliário urbano.
Figura 05.
Rua do recorte da Grande Santa Luzia, com o tratamento os recursos de acessibilidade.
Fonte: GoogleEarth, 2016.
A apresentação dos resultados através de croquis sobre imagens reais tem a função didática de
compartilhamento com a comunidade, através de cartazes afixados no recorte. Tal recurso permite
a fácil compreensão e especialmente, a ambiência urbana reconhecida permite despertar
consciência nos cidadãos. A adoção dessa postura de apresentação dos resultados da pesquisa
responde aos princípios de “cidade educadora” que permite discutir o que cada território tem a
ensinar e como é possível intervir para melhor transforma-lo, tornando a inclusão urbana
efetivamente sustentável.
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
As cidades brasileiras contam com uma série de contradições espaciais, entre elas a acessibilidade
física e informativa. O resultado é que uma parcela importante da sociedade fica isolada,
contribuindo para processos de segregação social. Tal situação em nada se aproxima da definição
holística de sustentabilidade social. A busca de cidades “sustentáveis” inscritas no metabolismo de
fluxos e ciclos de matéria-energia, simbiótica e holística deve remeter à pretensão de promover uma