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Figura 3.

Consumo de energia nos terminais de POA

Fonte: Infraero (2016).

Considerando o indicador internacional criado pela ACI (Airports Council International),

Operating

Cost per WLU—Productivity/Cost Effectiveness

,

onde são considerados os custos operacionais

aeroportuários por Unidade de Carga de Trabalho, medidos ao longo de um ano. Com isso, temos

a situação exposta na tabela 2, onde o indicador aponta para uma melhoria na performance

comparados os anos de 2014 e 2015:

Tabela 2.

Indicadores de Performance -

Operating Cost per WLU

2014

2015

kWh

17.731.910

17.422.104

Carga Processada (kg)

4.157.314

3.503.259

Passageiros processados

8.447.380

8.354.961

WLU

1

8.488.953

8.389.993

KWh/WLU

2,09

2,08

A adoção do método PROCEL para melhor desempenho das edificações e adaptação de

ferramentas para a gestão de processos está relacionada ao desenvolvimento de projetos,

planejamento e controle da vida útil da edificação.

A envoltória deve estar de acordo com pré-requisitos específicos para cada nível de eficiência.

Quanto mais elevado o nível, mais restritivos são os requisitos a serem atendidos. A tabela 3

apresenta uma síntese dos pré-requisitos da envoltória exigidos por nível de eficiência.

Tabela 3.

Resumo dos pré- requisitos da envoltória

Nível de

Eficiência

Transmitância térmica da

cobertura de paredes exteriores

Cores e absortância de

superfícies

Iluminação

zenital

A

X

X

X

B

X

X

C e D

X

Para a classificação final do sistema da envoltória, deve-se observar o atendimento dos pré-

requisitos exigidos no RTQ-C. O cálculo do TPS1 alcançou o nível A para envoltória, assim como

o TPS2.

Para análise do sistema de iluminação, há dois procedimentos de cálculo, sendo estas as duas

alternativas: por áreas do edifício ou por atividades do edifício. A opção foi pelo método de

1

Soma da quantidade de passageiros e carga, considerando que 100kg de carga equivale a 01 passageiro.

Fonte: ACI