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Figura 3.
Consumo de energia nos terminais de POA
Fonte: Infraero (2016).
Considerando o indicador internacional criado pela ACI (Airports Council International),
Operating
Cost per WLU—Productivity/Cost Effectiveness
,
onde são considerados os custos operacionais
aeroportuários por Unidade de Carga de Trabalho, medidos ao longo de um ano. Com isso, temos
a situação exposta na tabela 2, onde o indicador aponta para uma melhoria na performance
comparados os anos de 2014 e 2015:
Tabela 2.
Indicadores de Performance -
Operating Cost per WLU
2014
2015
kWh
17.731.910
17.422.104
Carga Processada (kg)
4.157.314
3.503.259
Passageiros processados
8.447.380
8.354.961
WLU
1
8.488.953
8.389.993
KWh/WLU
2,09
2,08
A adoção do método PROCEL para melhor desempenho das edificações e adaptação de
ferramentas para a gestão de processos está relacionada ao desenvolvimento de projetos,
planejamento e controle da vida útil da edificação.
A envoltória deve estar de acordo com pré-requisitos específicos para cada nível de eficiência.
Quanto mais elevado o nível, mais restritivos são os requisitos a serem atendidos. A tabela 3
apresenta uma síntese dos pré-requisitos da envoltória exigidos por nível de eficiência.
Tabela 3.
Resumo dos pré- requisitos da envoltória
Nível de
Eficiência
Transmitância térmica da
cobertura de paredes exteriores
Cores e absortância de
superfícies
Iluminação
zenital
A
X
X
X
B
X
X
C e D
X
Para a classificação final do sistema da envoltória, deve-se observar o atendimento dos pré-
requisitos exigidos no RTQ-C. O cálculo do TPS1 alcançou o nível A para envoltória, assim como
o TPS2.
Para análise do sistema de iluminação, há dois procedimentos de cálculo, sendo estas as duas
alternativas: por áreas do edifício ou por atividades do edifício. A opção foi pelo método de
1
Soma da quantidade de passageiros e carga, considerando que 100kg de carga equivale a 01 passageiro.
Fonte: ACI