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4.1 Selo Procel
Os terminais são compostos por vários ambientes: saguão, salas de embarque e desembarque,
concessionários comerciais, área administrativa. Para esta análise, foi utilizada a ferramenta
disponibilizada pelo LabEEE, pela qual será possível realizar as simulações da etiqueta de
eficiência
energética.
O
aplicativo
encontra-se
disponível
em:
ttp://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/webprescritivo/index.htmlTendo em vista que a edificação avaliada conta com sistema de condicionamento artificial de ar,
os aspectos referentes às áreas não condicionadas não foram abordados. A classificação geral do
edifício se dá por meio da Equação (1):
(1)
Onde:
EqNumEnv: equivalente numérico da envoltória;
EqNumDPI: equivalente numérico do sistema de iluminação, identificado pela sigla DPI, de
Densidade de Potência de Iluminação;
EqNumCA: equivalente numérico do sistema de condicionamento de ar;
EqNumV: equivalente numérico de ambientes não condicionados e/ou ventilados naturalmente;
APT: área útil dos ambientes de permanência transitória, desde que não condicionados;
ANC: área útil dos ambientes não condicionados de permanência prolongada, com
comprovação de percentual de horas ocupadas de conforto por ventilação natural (POC)
através do método da simulação;
AC: área útil dos ambientes condicionados;
AU: área útil;
b: pontuação obtida pelas bonificações, que varia de zero a 1.
O número de pontos obtidos na Equação 1 define a classificação geral da edificação, de acordo
com a Tabela 1. As classificações finais e parciais são apresentadas na ENCE – Etiqueta
Nacional de Conservação de Energia.
Tabela 1.
Classificação geral da edificação
PT (PONTUAÇÃO)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
≥4,5 A 5
A
≥3,5 A <4,5
B
≥2,5 A <3,5
C
≥1,5 A < 2,5
D
<1,5
E
4.2 Objeto de estudo – Aeroporto de Porto Alegre - Terminais 1 e 2
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, situado em Porto Alegre, Brasil, tem suas origens em
uma pista de pouso inaugurada em 1923. A utilização comercial iniciou em 1933, com operação
da VARIG. Em 1951 o aeroporto recebeu a denominação atual e em seguida a pista foi ampliada
(CHAVES, 2013). O primeiro terminal, atualmente designado como TPS2, passou por sucessivas
reformas ao longo das décadas seguintes, contando atualmente com 15.500 m2 de área
construída e operou até 2001, quando entrou em operação o novo terminal (TPS1). O Terminal de
Passageiros 1 (TPS1) foi inaugurado em 2001 e atualmente tem 37.600 m² de área construída,