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4.1 Selo Procel

Os terminais são compostos por vários ambientes: saguão, salas de embarque e desembarque,

concessionários comerciais, área administrativa. Para esta análise, foi utilizada a ferramenta

disponibilizada pelo LabEEE, pela qual será possível realizar as simulações da etiqueta de

eficiência

energética.

O

aplicativo

encontra-se

disponível

em:

ttp://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/webprescritivo/index.html

Tendo em vista que a edificação avaliada conta com sistema de condicionamento artificial de ar,

os aspectos referentes às áreas não condicionadas não foram abordados. A classificação geral do

edifício se dá por meio da Equação (1):

(1)

Onde:

EqNumEnv: equivalente numérico da envoltória;

EqNumDPI: equivalente numérico do sistema de iluminação, identificado pela sigla DPI, de

Densidade de Potência de Iluminação;

EqNumCA: equivalente numérico do sistema de condicionamento de ar;

EqNumV: equivalente numérico de ambientes não condicionados e/ou ventilados naturalmente;

APT: área útil dos ambientes de permanência transitória, desde que não condicionados;

ANC: área útil dos ambientes não condicionados de permanência prolongada, com

comprovação de percentual de horas ocupadas de conforto por ventilação natural (POC)

através do método da simulação;

AC: área útil dos ambientes condicionados;

AU: área útil;

b: pontuação obtida pelas bonificações, que varia de zero a 1.

O número de pontos obtidos na Equação 1 define a classificação geral da edificação, de acordo

com a Tabela 1. As classificações finais e parciais são apresentadas na ENCE – Etiqueta

Nacional de Conservação de Energia.

Tabela 1.

Classificação geral da edificação

PT (PONTUAÇÃO)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

≥4,5 A 5

A

≥3,5 A <4,5

B

≥2,5 A <3,5

C

≥1,5 A < 2,5

D

<1,5

E

4.2 Objeto de estudo – Aeroporto de Porto Alegre - Terminais 1 e 2

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, situado em Porto Alegre, Brasil, tem suas origens em

uma pista de pouso inaugurada em 1923. A utilização comercial iniciou em 1933, com operação

da VARIG. Em 1951 o aeroporto recebeu a denominação atual e em seguida a pista foi ampliada

(CHAVES, 2013). O primeiro terminal, atualmente designado como TPS2, passou por sucessivas

reformas ao longo das décadas seguintes, contando atualmente com 15.500 m2 de área

construída e operou até 2001, quando entrou em operação o novo terminal (TPS1). O Terminal de

Passageiros 1 (TPS1) foi inaugurado em 2001 e atualmente tem 37.600 m² de área construída,