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comportamento, estabilização física,
mecânica e química, estabilizantes
industriais e tradicionais;
•
Verificação do comportamento do solo:
provas de campo e ensaios de
laboratório;
•
Elementos construtivos e desenho
arquitetônico;
•
Propostas e soluções;
•
Elementos construtivos não estruturais:
revestimentos e acabamentos;
•
Preservação e manutenção;
•
Especificações técnicas;
•
Desenho arquitetônico, consideração de
fatores culturais, geográficos, climáticos,
funcionais, tecnológicos;
•
Análise estrutural resistente as ações
sísmicas;
•
Condições de uso e manutenção;
•
A terra como material de construção
(histórico de construção com terra, solo
mineral e solo orgânico –
características principais, processo de
formação, classificações,
granulometria;
•
Estudo das areias naturais –
granulometria, composição
mineralógica, comportamento mecânico
e térmico, uso);
•
Aglomerantes naturais (histórico, tipos,
características física, química e
mineralógica, processos de obtenção,
endurecimento, deterioração, estudo de
argamassas com aglomerantes
naturais;
•
Normas técnicas; propriedades
mecânicas dos materiais: solo e
aglomerantes naturais.
disciplina IFMG, e inclui
ainda uma abordagem
histórica da arquitetura de
terra na América Latina e
na Argentina. Há também
conteúdos relacionados
ao desenho arquitetônico
voltado a arquitetura de
terra, considerando os
fatores culturais,
funcionais, geográficos e
ambientais.
Ambos dão condições para a especificação de elementos construtivos de terra, com embasamento
técnico. A disciplina optativa amplia a visão, oferecendo elementos históricos e dados de desenho
que dão mais autonomia ao projetista. Dadas as diferenças de conteúdo identificadas, é desejável
que se compare duas disciplinas com mesmo caráter, à medida que a pesquisa avance e novos
conteúdos sejam encontrados.
A tabela 3 faz a análise comparativa entre dois cursos oferecidos aos já graduados.
Tabela 3.
Comparação de cursos sobre construção com terra para graduados.
PIRATE (Nível 5)
Construção com terra
(Carga horária: não informa)
CRATERRE (M2)
(Carga horária: 2400 h)
Análise
“Construir com terra (taipa)”:
•
Vantagens ambientais, locais e globais dos
elementos construtivos de terra: energia
incorporada, pegada de carbono, reciclagem,
toxicidade, transporte, materiais locais,
consumo de água, benefícios sócio
econômicos x custos financeiros;
•
Diferentes técnicas vernáculas e
contemporâneas de construção com terra;
•
Especificidades do planejamento de
canteiros para construção com terra:
fornecedores e distribuidores,
armazenamento e manuseio de materiais,
custos;
•
Inovação e desenvolvimento relacionados
com a construção com terra;
•
Profissionais de construção com terra (redes,
qualificações, fornecedores e empreiteiros);
•
Regulamentos normas, especificações
técnicas relacionados com a construção com
terra.
“Técnicas de produção e
construção”
Taipa, Adobe e Cob: Ferramentas,
equipamentos, noções e cálculo de
custo de produção, controle de
qualidade e organização do canteiro
de obra.
Ambos fornecem uma visão
geral das razões para
escolha de sistemas
construtivos de terra, em
detrimento de outros
sistemas. Ilustram os
principais questionamentos
decorrentes dessa escolha.