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comportamento, estabilização física,

mecânica e química, estabilizantes

industriais e tradicionais;

Verificação do comportamento do solo:

provas de campo e ensaios de

laboratório;

Elementos construtivos e desenho

arquitetônico;

Propostas e soluções;

Elementos construtivos não estruturais:

revestimentos e acabamentos;

Preservação e manutenção;

Especificações técnicas;

Desenho arquitetônico, consideração de

fatores culturais, geográficos, climáticos,

funcionais, tecnológicos;

Análise estrutural resistente as ações

sísmicas;

Condições de uso e manutenção;

A terra como material de construção

(histórico de construção com terra, solo

mineral e solo orgânico –

características principais, processo de

formação, classificações,

granulometria;

Estudo das areias naturais –

granulometria, composição

mineralógica, comportamento mecânico

e térmico, uso);

Aglomerantes naturais (histórico, tipos,

características física, química e

mineralógica, processos de obtenção,

endurecimento, deterioração, estudo de

argamassas com aglomerantes

naturais;

Normas técnicas; propriedades

mecânicas dos materiais: solo e

aglomerantes naturais.

disciplina IFMG, e inclui

ainda uma abordagem

histórica da arquitetura de

terra na América Latina e

na Argentina. Há também

conteúdos relacionados

ao desenho arquitetônico

voltado a arquitetura de

terra, considerando os

fatores culturais,

funcionais, geográficos e

ambientais.

Ambos dão condições para a especificação de elementos construtivos de terra, com embasamento

técnico. A disciplina optativa amplia a visão, oferecendo elementos históricos e dados de desenho

que dão mais autonomia ao projetista. Dadas as diferenças de conteúdo identificadas, é desejável

que se compare duas disciplinas com mesmo caráter, à medida que a pesquisa avance e novos

conteúdos sejam encontrados.

A tabela 3 faz a análise comparativa entre dois cursos oferecidos aos já graduados.

Tabela 3.

Comparação de cursos sobre construção com terra para graduados.

PIRATE (Nível 5)

Construção com terra

(Carga horária: não informa)

CRATERRE (M2)

(Carga horária: 2400 h)

Análise

“Construir com terra (taipa)”:

Vantagens ambientais, locais e globais dos

elementos construtivos de terra: energia

incorporada, pegada de carbono, reciclagem,

toxicidade, transporte, materiais locais,

consumo de água, benefícios sócio

econômicos x custos financeiros;

Diferentes técnicas vernáculas e

contemporâneas de construção com terra;

Especificidades do planejamento de

canteiros para construção com terra:

fornecedores e distribuidores,

armazenamento e manuseio de materiais,

custos;

Inovação e desenvolvimento relacionados

com a construção com terra;

Profissionais de construção com terra (redes,

qualificações, fornecedores e empreiteiros);

Regulamentos normas, especificações

técnicas relacionados com a construção com

terra.

“Técnicas de produção e

construção”

Taipa, Adobe e Cob: Ferramentas,

equipamentos, noções e cálculo de

custo de produção, controle de

qualidade e organização do canteiro

de obra.

Ambos fornecem uma visão

geral das razões para

escolha de sistemas

construtivos de terra, em

detrimento de outros

sistemas. Ilustram os

principais questionamentos

decorrentes dessa escolha.