Table of Contents Table of Contents
Previous Page  483 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 483 / 2158 Next Page
Page Background

483

177. EMPODERAR PARA TRANSFORMAR: UMAEXPERIÊNCIANO SUL DO

BRASIL

TIEPO, Cristiane*

1

(cristianetiepo@yahoo.com.br

); BRANDLI, Luciana Londero

1

(brandli@upf.br

);

KALIL, Rosa Maria Locatelli

1

(kalil@upf.br

);ROCHA, Vanessa Tibola da

1

(vanessat.rocha.arq@gmail.com

)

1

Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

A sustentabilidade depende da transição de hábitos/comportamentos em ações sustentáveis, o que

pode ser favorecidos pela implantação da Educação para a Sustentabilidade junto às comunidades.

Desse modo, os stakeholders são indivíduos ‘‘chave’’ nesse processo de transformação na

sociedade. No entanto, é necessário que os mesmos sintam-se motivados a participar

(empoderamento). Por isso, o objetivo deste trabalho é relatar um estudo de caso realizado em

2015 em três cidades do Rio Grande do Sul (Santa Maria, Porto Alegre e Passo Fundo), visando

promover a interação da universidade com a comunidade, através da capacitação em Educação

para a Sustentabilidade, visando difundir a importância do empoderamento do cidadão. A pesquisa

foi desenvolvida utilizando o método de pesquisa-ação e grupo focal para abordar assuntos

relacionados à mobilidade urbana, resíduos sólidos, planejamento urbano sustentável, consumo

consciente e energias alternativas. Os principais resultados foram obtidos através da elaboração de

um documento final para cada grupo focal, chamado de “Carta Aberta”, onde os participantes

identificam proposições de ações para melhoria da sustentabilidade local, mostrando assim seu

empoderamento. Portanto, concluí-se que, a capacitação através da Educação para a

Sustentabilidade, despertou nos participantes o interesse nas problemáticas locais e a motivação

para propor soluções (“Carta Aberta”), sensibilizando-os quanto à importância da participação nos

processos de tomada de decisão e, a necessidade de seu engajamento em ações individuais e

coletivas para a sustentabilidade local.

Palavras-chave:

Empoderamento; Educação para sustentabilidade;

Stakeholders

; Participação.

EMPOWERING TO TRANSFORM: AN EXPERIENCE IN THE SOUTH OF

BRAZIL

ABSTRACT

Sustainability depends on the habits/behavior transition’s in sustainable actions, which may be

favored by the implementation of Education for Sustainability in the communities. Thus, stakeholders

are individuals “key” in the process of transformation in society. However, it is necessary for them to

feel motivated to participate (empowerment). Therefore, the objective of this study is to report a case

study conducted in 2015 in three cities of Rio Grande do Sul (Santa Maria, Porto Alegre and Passo

Fundo) to promote interaction between the university and the community, through training in

Education Sustainable, aiming to spread the importance of citizen empowerment. The research was

conducted using the action research and focus group method to address issues related to urban

mobility, solid waste, sustainable urban planning, conscious consumption and alternative energy.

The main results were obtained through the elaboration of the focus group’s final document, called

"Open Letter", where participants propose action to improve the local sustainability, thus

demonstrating their empowerment. Therefore, the empowerment through education for

sustainability, aroused the survey participants interest in local issues and motivation to propose