483
177. EMPODERAR PARA TRANSFORMAR: UMAEXPERIÊNCIANO SUL DO
BRASIL
TIEPO, Cristiane*
1
(cristianetiepo@yahoo.com.br); BRANDLI, Luciana Londero
1
(brandli@upf.br);
KALIL, Rosa Maria Locatelli
1
(kalil@upf.br);ROCHA, Vanessa Tibola da
1
(vanessat.rocha.arq@gmail.com)
1
Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil
*
Autor correspondente
RESUMO
A sustentabilidade depende da transição de hábitos/comportamentos em ações sustentáveis, o que
pode ser favorecidos pela implantação da Educação para a Sustentabilidade junto às comunidades.
Desse modo, os stakeholders são indivíduos ‘‘chave’’ nesse processo de transformação na
sociedade. No entanto, é necessário que os mesmos sintam-se motivados a participar
(empoderamento). Por isso, o objetivo deste trabalho é relatar um estudo de caso realizado em
2015 em três cidades do Rio Grande do Sul (Santa Maria, Porto Alegre e Passo Fundo), visando
promover a interação da universidade com a comunidade, através da capacitação em Educação
para a Sustentabilidade, visando difundir a importância do empoderamento do cidadão. A pesquisa
foi desenvolvida utilizando o método de pesquisa-ação e grupo focal para abordar assuntos
relacionados à mobilidade urbana, resíduos sólidos, planejamento urbano sustentável, consumo
consciente e energias alternativas. Os principais resultados foram obtidos através da elaboração de
um documento final para cada grupo focal, chamado de “Carta Aberta”, onde os participantes
identificam proposições de ações para melhoria da sustentabilidade local, mostrando assim seu
empoderamento. Portanto, concluí-se que, a capacitação através da Educação para a
Sustentabilidade, despertou nos participantes o interesse nas problemáticas locais e a motivação
para propor soluções (“Carta Aberta”), sensibilizando-os quanto à importância da participação nos
processos de tomada de decisão e, a necessidade de seu engajamento em ações individuais e
coletivas para a sustentabilidade local.
Palavras-chave:
Empoderamento; Educação para sustentabilidade;
Stakeholders
; Participação.
EMPOWERING TO TRANSFORM: AN EXPERIENCE IN THE SOUTH OF
BRAZIL
ABSTRACT
Sustainability depends on the habits/behavior transition’s in sustainable actions, which may be
favored by the implementation of Education for Sustainability in the communities. Thus, stakeholders
are individuals “key” in the process of transformation in society. However, it is necessary for them to
feel motivated to participate (empowerment). Therefore, the objective of this study is to report a case
study conducted in 2015 in three cities of Rio Grande do Sul (Santa Maria, Porto Alegre and Passo
Fundo) to promote interaction between the university and the community, through training in
Education Sustainable, aiming to spread the importance of citizen empowerment. The research was
conducted using the action research and focus group method to address issues related to urban
mobility, solid waste, sustainable urban planning, conscious consumption and alternative energy.
The main results were obtained through the elaboration of the focus group’s final document, called
"Open Letter", where participants propose action to improve the local sustainability, thus
demonstrating their empowerment. Therefore, the empowerment through education for
sustainability, aroused the survey participants interest in local issues and motivation to propose