Table of Contents Table of Contents
Previous Page  479 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 479 / 2158 Next Page
Page Background

479

Importância e significado da cultura

construtiva histórica dos edifícios;

Conservação de materiais e técnicas

tradicionais/vernaculares com terra;

Patologia: principais anomalias que podem

provocar o colapso da edificação;

Benefícios socioeconômicos x custos

financeiros;

Inovação e desenvolvimento relacionados

com a reparação, reabilitação, conservação

da construção com terra.

História e teoria da conservação,

identificação, documentação e

análise do estado de um edifício;

Conservação preventiva;

Monitoramento e manutenção.

abranger conteúdo

relacionado a rebocos, foi

inclusa na análise tendo em

vista as semelhanças

referentes aos patrimônios,

além da identificação,

diagnóstico, mapeamento e

correção de patologias.

Não apresenta.

“História da arquitetura de terra”:

História geral da arquitetura de

terra nos cinco continentes desde

Neolítico até o tempo moderno

(século XIX);

História do renascimento da

arquitetura de terra: a influência de

François Cointeraux, precursor da

modernidade, e Hassan Fathy e

outros pioneiros do

desenvolvimento sustentável;

Modernidade das arquiteturas de

terra em países desenvolvidos:

arquitetura de terra

contemporânea nos EUA,

Austrália, França e na Europa.

O PIRATE não apresenta

um módulo específico sobre

a história da arquitetura de

terra. O curso do

CRATERRE, nesse sentido,

é mais completo,

abrangendo a história da

arquitetura de terra nos

continentes, a evolução da

produção arquitetônica e

seus expoentes.

Como o público a que se destina é o graduado, percebe-se que os conteúdos são direcionados para

o processo de tomada de decisão, desde as justificativas mais generalistas às mais específicas.

Explora as questões de maneira a subsidiar a formação de um pensamento crítico, a partir dos

dados históricos, da influência de pensadores, sustentabilidade ambiental e inovação. A inserção

no mercado tem um item dedicado à parte em ambos, com apresentação de variados agentes da

cadeia produtiva.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Embora utilizado no passado por diversas civilizações, resgatar o uso de taipa de pilão nos dias de

hoje demanda aprendizado que envolve evidentemente os procedimentos executivos, mas também

assuntos relacionados à química, geologia, pedologia, marketing, administração de empresas,

ecologia, sob os enfoques da pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O levantamento das práticas de ensino sobre arquitetura de terra proporcionou um panorama

sistematizado de algumas estruturas e conteúdos do ensino acadêmico e treinamento profissional,

evidenciando diferenças de abordagem, conforme o público a ser atingido, oferecidos de forma

teórica e prática.

De modo geral, a formação pode ser classificada em 3 níveis: execução, especificação e crítica,

mas quanto mais estruturado o curso (infraestrutura e agentes envolvidos), mais se amplia o rol de

questões debatidas. Tratando-se de uma técnica ainda não convencional, não há como não

mencionar essas interfaces, que ainda estão se definindo.

Apesar de serem necessários aprimoramentos e maior aprofundamento da pesquisa, o

levantamento das lacunas e das diferenças dos procedimentos de ensino das diversas experiências

descritas pode auxiliar na elaboração/reestruturação de programas pedagógicos de cursos

acadêmicos e profissionais.