479
•
Importância e significado da cultura
construtiva histórica dos edifícios;
•
Conservação de materiais e técnicas
tradicionais/vernaculares com terra;
•
Patologia: principais anomalias que podem
provocar o colapso da edificação;
•
Benefícios socioeconômicos x custos
financeiros;
•
Inovação e desenvolvimento relacionados
com a reparação, reabilitação, conservação
da construção com terra.
•
História e teoria da conservação,
identificação, documentação e
análise do estado de um edifício;
•
Conservação preventiva;
•
Monitoramento e manutenção.
abranger conteúdo
relacionado a rebocos, foi
inclusa na análise tendo em
vista as semelhanças
referentes aos patrimônios,
além da identificação,
diagnóstico, mapeamento e
correção de patologias.
Não apresenta.
“História da arquitetura de terra”:
•
História geral da arquitetura de
terra nos cinco continentes desde
Neolítico até o tempo moderno
(século XIX);
•
História do renascimento da
arquitetura de terra: a influência de
François Cointeraux, precursor da
modernidade, e Hassan Fathy e
outros pioneiros do
desenvolvimento sustentável;
•
Modernidade das arquiteturas de
terra em países desenvolvidos:
arquitetura de terra
contemporânea nos EUA,
Austrália, França e na Europa.
O PIRATE não apresenta
um módulo específico sobre
a história da arquitetura de
terra. O curso do
CRATERRE, nesse sentido,
é mais completo,
abrangendo a história da
arquitetura de terra nos
continentes, a evolução da
produção arquitetônica e
seus expoentes.
Como o público a que se destina é o graduado, percebe-se que os conteúdos são direcionados para
o processo de tomada de decisão, desde as justificativas mais generalistas às mais específicas.
Explora as questões de maneira a subsidiar a formação de um pensamento crítico, a partir dos
dados históricos, da influência de pensadores, sustentabilidade ambiental e inovação. A inserção
no mercado tem um item dedicado à parte em ambos, com apresentação de variados agentes da
cadeia produtiva.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Embora utilizado no passado por diversas civilizações, resgatar o uso de taipa de pilão nos dias de
hoje demanda aprendizado que envolve evidentemente os procedimentos executivos, mas também
assuntos relacionados à química, geologia, pedologia, marketing, administração de empresas,
ecologia, sob os enfoques da pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O levantamento das práticas de ensino sobre arquitetura de terra proporcionou um panorama
sistematizado de algumas estruturas e conteúdos do ensino acadêmico e treinamento profissional,
evidenciando diferenças de abordagem, conforme o público a ser atingido, oferecidos de forma
teórica e prática.
De modo geral, a formação pode ser classificada em 3 níveis: execução, especificação e crítica,
mas quanto mais estruturado o curso (infraestrutura e agentes envolvidos), mais se amplia o rol de
questões debatidas. Tratando-se de uma técnica ainda não convencional, não há como não
mencionar essas interfaces, que ainda estão se definindo.
Apesar de serem necessários aprimoramentos e maior aprofundamento da pesquisa, o
levantamento das lacunas e das diferenças dos procedimentos de ensino das diversas experiências
descritas pode auxiliar na elaboração/reestruturação de programas pedagógicos de cursos
acadêmicos e profissionais.