Table of Contents Table of Contents
Previous Page  475 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 475 / 2158 Next Page
Page Background

475

“Mercado da construção com terra”

Vantagens e características da construção

com terra;

Técnicas locais e regionais;

Contexto histórico e geográfico;

Princípios de negócio e gestão

(matemática básica, proposta, orçamento,

quantificação e especificações);

Contratos e seguros;

Fornecimento de materiais e ferramentas

(produtores e fornecedores);

Estudo do mercado regional;

Plano de marketing;

Redes de contato para construção com

terra (articulação com empreiteiros,

arquitetos/ engenheiros e clientes sobre:

necessidades específicas para construção

com terra, termo de responsabilidade,

competências profissionais);

Leis e normas;

Regras de saúde e segurança.

“Paredes de taipa

mecanizada”

Etapas da construção (projeto,

seleção solo, fundação,

paredes, interfaces);

Características do sistema

(desenho, técnica,

desempenho térmico e

acústico);

Processo construtivo (frentes

de trabalho, controle de

qualidade);

Mecanização (produtividade);

Vantagens (sustentabilidade,

custos-benefícios);

Limitações (vulnerabilidade à

água, projeto, fôrmas,

instalações);

Histórico;

Incubação e

empreendimentos.

Embora as unidades tenham nomes

diferentes, há semelhança entre

conteúdos. No projeto PIRATE são

detalhados os conteúdos que

abordam o desenvolvimento de

estratégias de negócio e

empreendedorismo, com mais

aprofundamento do que o Projeto

UFMS. A presença de questões

como precificação, seguro,

articulação entre agentes e o

marketing retratam a diferença de

inserção da tecnologia no contexto

europeu e brasileiro.

No PIRATE, são ainda mencionadas

normas e regras de segurança

(incluso os termos de

responsabilidade sobre a construção

com terra) e exigências da lei

referentes ao local de trabalho,

ausentes no Projeto UFMS.

“Matéria prima e mistura”:

Fontes de informação sobre matéria-prima

local: classificação de solos / noções de

geologia, estudo do local, observação da

paisagem, saberes locais;

Controle legal e ambiental da extração da

terra;

Constituintes e propriedades da terra:

coesão, granulometria, plasticidade, teor

de umidade;

Testes de identificação da terra em

campo/ ou em laboratório;

Granulometria;

Princípios de estabilização (física e

química);

Papel das fibras na construção com terra;

Ferramentas;

Máquinas e equipamentos;

Normas de segurança do trabalho.

“Solocimento”:

Tipos de solo (arenosos,

argilosos, etc);

Seleção e caracterização dos

solos (granulometria,

plasticidade);

Umidade ótima, traço e

dosagens;

Estabilização e correção

(química, física e mecânica).

Fica evidenciado que o primeiro

aborda mais etapas (anteriores e

posteriores) do processo de

produção do que o segundo. O

PIRATE dá a entender que utiliza

aulas práticas para transmitir esse

conteúdo, a julgar pelos critérios de

avaliação que apresenta no

documento “Matriz das Unidades

ECVET”

O controle legal e ambiental da

extração da terra e observação da

paisagem, saberes locais (PIRATE)

demonstram a preocupação em

transmitir mais do que as questões

técnicas, oportunizando percepções

mais abrangentes.

“Formas”:

Tipos e requisitos de formas (montagem;

segurança e armazenamento): móvel e

estática, parcial e integral, tradicional.

Montagem da forma: instalação e fixação.

Formas para paredes curvas;

Critérios de seleção do sistema adequado;

Detalhes construtivos: cantos, arestas,

aberturas de vãos, topo da parede,

instalações;

Relação entre dimensões de componentes

e a sua resistência à flexão;

Instalação das formas: manuseio

transporte, montagem, alinhamento,

conectores e ligações;

Tipos de andaimes;

“Formas e detalhes

construtivos (interfaces)”:

Evolução e tipos de formas;

Função das peças e

procedimentos, prumo, nível

Detalhamentos construtivos

(vergas, instalações etc);

Encaixes macho-fêmea;

Interfaces com piso, paredes,

esquadrias, cobertura.

Assim como o item anterior, o

PIRATE aparenta utilizar aulas

práticas para esse conteúdo,

oportunizando o contato com

diversidade maior de tipos de formas,

com seleção dos sistemas mais

adequados para cada uso e

necessidade.