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1899

3. MÉTODO DE PESQUISA

3.1. Objeto de Estudo

O estudo de caso foi realizado no município de Agudos, cidade de pequeno porte, localizada na

região centro-oeste do Estado de São Paulo (figura 1). O município possui uma área de 966,708 km

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de território e uma população de 34.524 habitantes (IBGE, 2016). O recorte espacial é

compreendido por 16 faces de quadras localizadas na área central de Agudos - Rua Treze de Maio

(figura 1).

Figura 1.

Localização do município de Agudos em SP e localização do recorte espacial, sem escala

Fonte: adaptado de Google Earth, 2016.

A região estudada apresenta topografia levemente acidentada. A malha urbana, em formato xadrez,

possui quadras ortogonais com dimensões que variam entre 80 a 90 metros. A área analisada faz

parte do eixo inicial de formação da cidade; onde o núcleo histórico encontra-se delimitado entre a

estação ferroviária e a Igreja Matriz (figura 1). Atualmente, esta região é predominantemente de uso

residencial, contudo o eixo viário em estudo possui uso comercial e/ou serviços.

Neste recorte espacial, a calçada possui 2,50 m de largura. Muitas dessas quadras apresentam

problemas de conservação do piso, tais como rachaduras e/ou buracos ou com desgastes de

material que interferem no deslocamento de pedestres com mobilidade reduzida e cadeirantes. A

Iluminação é ruim e pode comprometer o deslocamento dos usuários. Nesse trecho analisado, a

presença de árvores é quase que inexistente.

3.2. Instrumentos de Avaliação

Para identificar o grau de microacessibilidade espacial no eixo viário analisado foi utilizada a

metodologia desenvolvida por Keppe Junior (2007). Este método tem como objetivo avaliar o

desempenho da infraestrutura das calçadas, faixas de pedestre e espaços públicos, tendo como

enfoque as necessidades das pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida.

A metodologia foi subdividida nas seguintes fases: i)

Definição dos temas e Indicadores;

ii)

Ponderação dos atributos

; iii)

Avaliação técnica

; e iv)

Cálculo do

Índice de Acessibilidade das

Calçadas e Travessias - IACT. Na sequencia é apresentada cada uma das etapas.

I.

Definição dos Temas e Indicadores e seus respectivos pesos – nesta etapa foram utilizados os

Temas e Indicadores definidos na pesquisa de Keppe Junior (2007), tabela 1. Os quinze

Indicadores foram agrupados em nos seguintes temas:

Aspectos de conforto:

referem-se ao grau de dificuldade relacionado à existência ou não de

obstáculos que impeçam ou dificultem o movimento e o uso das calçadas e dos espaços

públicos.

Estação Ferroviária

Praça da Matriz