1899
3. MÉTODO DE PESQUISA
3.1. Objeto de Estudo
O estudo de caso foi realizado no município de Agudos, cidade de pequeno porte, localizada na
região centro-oeste do Estado de São Paulo (figura 1). O município possui uma área de 966,708 km
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de território e uma população de 34.524 habitantes (IBGE, 2016). O recorte espacial é
compreendido por 16 faces de quadras localizadas na área central de Agudos - Rua Treze de Maio
(figura 1).
Figura 1.
Localização do município de Agudos em SP e localização do recorte espacial, sem escala
Fonte: adaptado de Google Earth, 2016.
A região estudada apresenta topografia levemente acidentada. A malha urbana, em formato xadrez,
possui quadras ortogonais com dimensões que variam entre 80 a 90 metros. A área analisada faz
parte do eixo inicial de formação da cidade; onde o núcleo histórico encontra-se delimitado entre a
estação ferroviária e a Igreja Matriz (figura 1). Atualmente, esta região é predominantemente de uso
residencial, contudo o eixo viário em estudo possui uso comercial e/ou serviços.
Neste recorte espacial, a calçada possui 2,50 m de largura. Muitas dessas quadras apresentam
problemas de conservação do piso, tais como rachaduras e/ou buracos ou com desgastes de
material que interferem no deslocamento de pedestres com mobilidade reduzida e cadeirantes. A
Iluminação é ruim e pode comprometer o deslocamento dos usuários. Nesse trecho analisado, a
presença de árvores é quase que inexistente.
3.2. Instrumentos de Avaliação
Para identificar o grau de microacessibilidade espacial no eixo viário analisado foi utilizada a
metodologia desenvolvida por Keppe Junior (2007). Este método tem como objetivo avaliar o
desempenho da infraestrutura das calçadas, faixas de pedestre e espaços públicos, tendo como
enfoque as necessidades das pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida.
A metodologia foi subdividida nas seguintes fases: i)
Definição dos temas e Indicadores;
ii)
Ponderação dos atributos
; iii)
Avaliação técnica
; e iv)
Cálculo do
Índice de Acessibilidade das
Calçadas e Travessias - IACT. Na sequencia é apresentada cada uma das etapas.
I.
Definição dos Temas e Indicadores e seus respectivos pesos – nesta etapa foram utilizados os
Temas e Indicadores definidos na pesquisa de Keppe Junior (2007), tabela 1. Os quinze
Indicadores foram agrupados em nos seguintes temas:
Aspectos de conforto:
referem-se ao grau de dificuldade relacionado à existência ou não de
obstáculos que impeçam ou dificultem o movimento e o uso das calçadas e dos espaços
públicos.
Estação Ferroviária
Praça da Matriz