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1905

Figura 3.

Face 2: Ausência de

arborização

Figura 4.

Face 3: Recobrimento

das fachadas e inexistência de

identidade visual

Figura 5

. Face 9: Rebaixamento

de calçadas, sem faixa de

travessia e sem semáforos

5. CONCLUSÃO

A adequação das calçadas em relação à acessibilidade espacial é um fator determinante para as

cidades proporcionarem deslocamentos mais seguros às pessoas com restrição de mobilidade.

Os resultados evidenciaram que apesar do recorte espacial estar localizado em uma área central,

as calçadas analisadas apresentam problemas de acessibilidade espacial relacionados aos

aspectos de segurança e conforto dos pedestres.

O resultado do IACT por quadra variou entre 2,31 a 3,28, ou seja, as pessoas com mobilidade

reduzida total ou parcial precisarão de auxílio para se deslocarem em algumas faces destas

quadras. O IACT

GLOBAL

de 2,75 confirmou esta avaliação parcial. A partir destes resultados os

gestores municipais podem adequar as quadras e travessias desta região para tornar a área central

do município mais acessível a todos os cidadãos.

Diante dos resultados, pode-se afirmar que a metodologia utilizada contribui para a realização de

um diagnóstico da qualidade da microacessibilidade no que tange aos aspectos de qualidade de

conforto, qualidade de segurança e qualidade do ambiente. Sugere-se para trabalhos futuros um

estudo mais ampliado para a definição dos pesos dos indicadores e temas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BESTETTI, M. L. T.; GRAEFF, B & DOMINGUES, M.A. O impacto da urbanidade no envelhecimento

humano: o que podemos aprender com a estratégia Cidade Amiga do Idoso? Revista Temática

Kairós Gerontologia. São Paulo. 2012

BINS ELY, V. H. M. Acessibilidade Espacial - Condição Necessária para o Projeto de Ambientes

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CAMPÊLO, A. E. P. Proposição de modelo para escolha de rotas urbanas acessíveis considerando-

se os critérios de microacessibilidade para as pessoas com deficiência física motora. Dissertação

(Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes. Universidade Federal do

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