1901
Tabela 2.
Exemplo de avaliação do indicador Iluminação da calçada
Ind
Descrição
Pontos
Iluminação da
calçada
Durante o período da noite, a calçada apresenta excelente iluminação.
5
Durante o período da noite, a calçada apresenta boa iluminação.
4
Durante o período da noite, a calçada apresenta iluminação regular.
3
Durante o período da noite, a calçada apresenta iluminação ruim.
2
Durante o período da noite, a calçada apresenta iluminação péssima.
1
A calçada não apresenta iluminação.
0
Fonte: Keppe Junior, 2007, p. 97.
IV. Cálculo do Índice de Acessibilidade das Calçadas e Travessias
– a quarta etapa consistiu
no cálculo do Índice de Acessibilidade. O objetivo desse índice não foi estabelecer um ranking
entre as calçadas do eixo viário analisado, mas obter um diagnóstico do grau de acessibilidade
espacial por face de quadra; e assim permitir que o município possa identificar qual quadra
necessita de adequação espacial. Para a definição deste índice utilizou-se como referência a
equação desenvolvida por Keppe Junior (2007). O IACT pode ser calculado através das
Equações mostradas a seguir.
IACT
QC
= QC *
[P
C1
(∑ C1
n
l
n
) + P
C2
(∑ C2
n
l
n
) + P
C3
(∑ C3
n
l
n
) + P
C4
(∑ C4
n
l
n
) + P
C5
(∑ C5
n
l
n
)] / L
[1]
IACT
QA
= QA *
[P
A1
(∑ A1
n
l
n
) + P
A2
(∑ A2
n
l
n
) + P
A3
(∑ A3
n
l
n
) + P
A4
(∑ A4
n
l
n
) + P
A5
(∑ A5
n
l
n
)] / L
[2]
IACT
QS
= QS
*[P
S1
(∑ S1
n
)+P
S2
(∑ S2
n
)+P
S3
(∑ S3
n
)+P
S4
(∑ S4
n
) +P
S5
(∑ S5
n
)]
[3]
IACT
GLOBAL
=
IACT
QC
+ IACT
QA
+ IACT
QS
[4]
Onde:
▪
QC, QS e QA
representam, respectivamente, o grau de importância dos aspectos de qualidade
Conforto, Segurança e Ambiente das calçadas e travessias de ruas;
▪
P
C1
, P
C2
, P
C3
, P
C4
, P
C5
representam, respectivamente, os pesos dos indicadores: largura efetiva,
estado de conservação da calçada, inclinação longitudinal, inclinação transversal, tipo de
material usado no revestimento, atribuídos pelos pesquisadores aos aspectos de conforto;
▪
P
A1
, P
A2
, P
A3
, P
A4
e P
A5
representam, respectivamente, os pesos dos indicadores: arborização,
estética, localização da calçada, iluminação e visão em profundidade, atribuídos pelos
pesquisadores ao tema qualidade dos aspectos do ambiente;
▪
P
S1
, P
S2
, P
S3
, P
S4
, P
S5
representam, respectivamente, os pesos dos indicadores: existência de
sinalização e rampas, percepção da aproximação dos veículos, fluxo de veículos, estado de
conservação da superfície do leito carroçável e visão da aproximação dos veículos na travessia
à jusante da calçada, atribuídos pelos pesquisadores aos aspectos de segurança;
▪
C1
i,
C2
i,
C3
i,
C4
i,
C5
i,
representam, respectivamente, a pontuação obtida no trecho i da calçada
na avaliação técnica dos indicadores: largura efetiva, estado de conservação da superfície da
calçada, inclinação longitudinal, inclinação transversal, tipo de material utilizado no
revestimento, características dos aspectos de qualidade de conforto;
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1
n
i=1