Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1901 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1901 / 2158 Next Page
Page Background

1901

Tabela 2.

Exemplo de avaliação do indicador Iluminação da calçada

Ind

Descrição

Pontos

Iluminação da

calçada

Durante o período da noite, a calçada apresenta excelente iluminação.

5

Durante o período da noite, a calçada apresenta boa iluminação.

4

Durante o período da noite, a calçada apresenta iluminação regular.

3

Durante o período da noite, a calçada apresenta iluminação ruim.

2

Durante o período da noite, a calçada apresenta iluminação péssima.

1

A calçada não apresenta iluminação.

0

Fonte: Keppe Junior, 2007, p. 97.

IV. Cálculo do Índice de Acessibilidade das Calçadas e Travessias

– a quarta etapa consistiu

no cálculo do Índice de Acessibilidade. O objetivo desse índice não foi estabelecer um ranking

entre as calçadas do eixo viário analisado, mas obter um diagnóstico do grau de acessibilidade

espacial por face de quadra; e assim permitir que o município possa identificar qual quadra

necessita de adequação espacial. Para a definição deste índice utilizou-se como referência a

equação desenvolvida por Keppe Junior (2007). O IACT pode ser calculado através das

Equações mostradas a seguir.

IACT

QC

= QC *

[P

C1

(∑ C1

n

l

n

) + P

C2

(∑ C2

n

l

n

) + P

C3

(∑ C3

n

l

n

) + P

C4

(∑ C4

n

l

n

) + P

C5

(∑ C5

n

l

n

)] / L

[1]

IACT

QA

= QA *

[P

A1

(∑ A1

n

l

n

) + P

A2

(∑ A2

n

l

n

) + P

A3

(∑ A3

n

l

n

) + P

A4

(∑ A4

n

l

n

) + P

A5

(∑ A5

n

l

n

)] / L

[2]

IACT

QS

= QS

*[P

S1

(∑ S1

n

)+P

S2

(∑ S2

n

)+P

S3

(∑ S3

n

)+P

S4

(∑ S4

n

) +P

S5

(∑ S5

n

)]

[3]

IACT

GLOBAL

=

IACT

QC

+ IACT

QA

+ IACT

QS

[4]

Onde:

QC, QS e QA

representam, respectivamente, o grau de importância dos aspectos de qualidade

Conforto, Segurança e Ambiente das calçadas e travessias de ruas;

P

C1

, P

C2

, P

C3

, P

C4

, P

C5

representam, respectivamente, os pesos dos indicadores: largura efetiva,

estado de conservação da calçada, inclinação longitudinal, inclinação transversal, tipo de

material usado no revestimento, atribuídos pelos pesquisadores aos aspectos de conforto;

P

A1

, P

A2

, P

A3

, P

A4

e P

A5

representam, respectivamente, os pesos dos indicadores: arborização,

estética, localização da calçada, iluminação e visão em profundidade, atribuídos pelos

pesquisadores ao tema qualidade dos aspectos do ambiente;

P

S1

, P

S2

, P

S3

, P

S4

, P

S5

representam, respectivamente, os pesos dos indicadores: existência de

sinalização e rampas, percepção da aproximação dos veículos, fluxo de veículos, estado de

conservação da superfície do leito carroçável e visão da aproximação dos veículos na travessia

à jusante da calçada, atribuídos pelos pesquisadores aos aspectos de segurança;

C1

i,

C2

i,

C3

i,

C4

i,

C5

i,

representam, respectivamente, a pontuação obtida no trecho i da calçada

na avaliação técnica dos indicadores: largura efetiva, estado de conservação da superfície da

calçada, inclinação longitudinal, inclinação transversal, tipo de material utilizado no

revestimento, características dos aspectos de qualidade de conforto;

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1

n

i=1