1897
200. ANÁLISE DA MICROACESSIBILIDADE DO PEDESTRE EM ÁREAS
CENTRAIS DE CIDADES DE PEQUENO PORTE: ESTUDO DE CASO DA
CIDADE DE AGUDOS, SP
GEBARA, Tatiana Rayra Jacon*
1
(tatiana.gebara.victorino@gmail.com); MOURA,Talita Ribeiro
Soares
2
(talita.rsm@gmail.com); CUCCI, Priscila Fernanda
3
(arquitetura@priscilacucci.com);
MAGAGNIN, Renata Cardoso
4
( magagnin@faac.unesp.br )1
Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), Brasil
2
Prefeitura Municipal de Bauru, Brasil
3
Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), Brasil
4
Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), Brasil
*
Autor correspondente
RESUMO
Nas cidades de pequeno porte demográfico um grande número de deslocamentos diários é
realizado pelo modo a pé. No entanto, muitas destas cidades apresentam vários problemas
relacionados à infraestrutura destinada aos pedestres que podem dificultar ou impedir os
deslocamentos de pessoas com algum tipo de restrição de mobilidade. Diante desta realidade, o
objetivo deste artigo foi avaliar a qualidade da microacessibilidade dos pedestres em um importante
eixo viário localizado na área central da cidade de Agudos (SP). A metodologia utilizada consistiu:
de aplicação de vistoria técnica, registro fotográfico e o cálculo do Índice de Acessibilidade das
Calçadas e Travessias (IACT). A avaliação técnica foi realizada a partir da análise de indicadores
que permitiram avaliar a infraestrutura de calçadas e travessias, através dos aspectos relacionados
ao conforto e segurança dos pedestres. Os resultados mostraram que as maiores deficiências
encontradas estavam associadas à ausência de arborização e ao estado de conservação da
superfície do piso. A aplicação do IACT mostrou que esse instrumento pode ser utilizado pelos
gestores públicos para a realização de diagnóstico e proposição de soluções para a melhoria na
microacessibilidade do pedestre.
Palavras-chave
: Mobilidade Urbana, Índice de Acessibilidade, Cidades de pequeno porte.
ANALYSIS OF PEDESTRIAN MICRO ACESSIBILITY IN CENTRAL AREAS
OF SMALL CITIES: CASE STUDY OF THE CITY OF
AGUDOS, SP
ABSTRACT
In small demographic cities, a large number of daily commutes are performed by walking. However,
most infrastructures often lack access for pedestrians with disabilities or mobility restriction. Because
of this problem, the objective of this article is to evaluate the quality of the micro accessibility of
pedestrians in an important roadway located in the central area of the city Agudos (SP). The
methodology used is the following: the application of the technical survey, the photographic record
and the calculation of the Accessibility Index of the sidewalks and Crosswalks (IACT). The technical
evaluation was carried out, based on the analysis of indicators that allowed the evaluation of the
infrastructure of sidewalks and crosswalks, for the comfort and safety of pedestrians. The results
showed that the greatest deficiencies are associated with the absence of landscape and the