Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1892 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1892 / 2158 Next Page
Page Background

1892

Quadro 1.

Sistema de pontuação

OBS: Dê sua opinião, identifique o grau de importância dos indicadores

enumerando de 1 a 7 as características que você considera muito

importante na calçada.

O mais importante é:

( )

Uma calçada onde não haja perigo de atropelamento

( )

Uma calçada que ofereça uma pavimentação adequada e uniforme

( )

Uma calçada livre de obstáculos

( )

Uma calçada onde não se corra o risco de ser assaltado

( )

Uma calçada em local agradável, limpa e com vegetação

( )

Uma calçada permeável (que não acumula água)

( )

Uma calçada acessível (com piso tátil e rampas)

Fonte: Adaptado de Ferreira; Sanches (2001a).

A avaliação final do ambiente para os pedestres é obtida através do IQC, calculado pela equação,

a seguir (FERREIRA; SANCHES, 2001a).

IQC = psS + pmM + pleLe + pseSe + pavAv + ppP + paA

(1)

Onde:

S, M, Le, Se, Av, P, A representam, respectivamente, a pontuação obtida na avaliação técnica pelos

aspectos de segurança, manutenção, largura efetiva, seguridade, atratividade visual,

permeabilidade e acessibilidade.

E, ps, pm, ple, pse, pav, p, a representam, respectivamente, os fatores de ponderação dos aspectos

de segurança, manutenção, largura efetiva, seguridade, atratividade visual, permeabilidade e

acessibilidade.

A Tabela 1 mostra o nível de serviço correspondente à cada faixa de índice de qualidade.

Tabela 1.

Faixas de índices de qualidade e níveis de serviço

Índice de qualidade

Condição

Nível de serviço

7

Excelente

A

6 a 6,9

Ótimo

B

5 a 5,9

Muito bom

C

4 a 4,9

Bom

D

3 a 3,9

Regular

E

2 a 2,9

Ruim

F

1 a 1,9

Muito ruim

G

0 a 0,9

Péssimo

H

Fonte: Adaptado de Ferreira; Sanches (2001a).

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A percepção dos usuários em relação às calçadas (370 questionários) foi tabulada e submetida a

procedimentos estatísticos simples (Tabela 2), gerando assim, o nível de importância para cada

indicador de estudo.