Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1904 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1904 / 2158 Next Page
Page Background

1904

nesta região não há arborização, com exceção da Praça da Matriz. Esta ausência de arborização

na área central causa desconforto aos pedestres, principalmente no período do verão onde as

temperaturas médias alcançam 30ºC. Em relação à

Estética do ambiente

(A2) os resultados

mostram que 12,4% das quadras foram avaliadas entre ruim a regular, pois foi identificado o

recobrimento das fachadas e inexistência de identidade visual e 31,2% como tendo boa atratividade

para os deslocamentos dos pedestres. A análise do indicador

Localização da Calçada

(A3) revelou

que não há qualquer problema neste recorte espacial, pois as quadras tem extensão mediana, baixa

densidade de pedestres, baixo fluxo de veículos com possibilidade de integração com outros modos

de transporte – bicicleta e ônibus, sua avaliação ficou entre ótima a excelente. A

Iluminação da

calçada

(A4) neste eixo viário foi considerada boa em 62,5% das quadras avaliadas; observou-se

que em alguns locais ela precisa

ser melhorada para permitir que todos os usuários possam se

deslocar com conforto e segurança. O indicador

Visão em profundidade

(A5) recebeu avaliação

entre ótimo a excelente em 93,8% das quadras o que indica que não há obstruções permanentes

que comprometem o deslocamento dos pedestres nesta região.

Ao analisar os resultados do IACT por face de quadra observa-se que 81,2% das quadras avaliadas

foram consideradas regulares, ou seja, o usuário de cadeira de rodas ou aquele com mobilidade

reduzida sofrerão desconforto ao se deslocarem nestas quadras. A figura 2 apresenta um mapa

síntese dos resultados do IACT por quadra.

Figura 2.

Mapa com o resultado do IACT por face de quadra, sem escala

LEGENDA

O resultado do IACT

GLOBAL

também ratificou os resultados obtidos nas avaliações parciais. O índice

de 2,75 mostra que a infraestrutura para pedestres desse eixo viário precisa ser melhorada para

permitir que todos os usuários possam se deslocar com conforto e segurança nesta região da

cidade. As figuras 3, 4 e 5 mostram alguns problemas encontrados no eixo viário analisado.