Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1671 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1671 / 2158 Next Page
Page Background

1671

8.3 Método gráfico – Concentração das superfícies livres

Tratando-se das superfícies livres, os espaços para atividades no geral atendem aos parâmetros

mínimos se forem vistas de forma isolada (

Figura 2

). Por exemplo, se observarmos apenas as camas

de solteiro no contexto do quarto, perceberemos que a mesma atende ao nível mínimo em todas as

plantas – com exceção da planta IV. Os cômodos onde foram identificados os maiores conflitos nos

espaços de atividades foram as salas de estar e jantar, a cozinha e os banheiros. Nestes ambientes

ou os espaços de atividades não possuem dimensões suficientes para seu funcionamento, seja na

profundidade, na largura ou nos dois – como no caso de todas as mesas de jantar - ou os móveis

possuem dimensões muito exíguas e formas muito específicas, como no caso dos móveis de TV

da sala de estar.

Em relação à forma geométrica dos ambientes, predominam o formato em L e retangular. Nas áreas

sociais, nas cozinhas conjugadas as áreas de serviços e nas suítes predominam o formato em L.

Como neste formato, um dos lados tende a ser reduzido, notam-se áreas insuficientes para

atividades nas áreas de serviços ou indicativos de restrição de acesso como nos casos das zonas

de estar, onde a menor dimensão desemboca numa circulação que conduz a área íntima e das

suítes, em que o L forma uma espécie de hall de entrada que além de intimidar o acesso, acaba

por prejudicar o layout, já que este hall faz parte da área da suíte, a qual acaba reduzida para abrigar

as atividades previstas. Por fim, nos quartos e banheiros predominaram os formatos retangulares

ou que tendem a forma quadrada, para os quartos quanto mais próximo ao quadrado são piores os

resultados para os espaços de atividades, enquanto que nos banheiros, o formato quadrado abriga

melhor suas atividades. Para todos os cômodos nota-se que a existência de atividades simultâneas

prejudica o funcionamento uma da outra.

Figura 2.

Superfícies livres e espaço de atividades

Fonte: elaboração própria, 2016.