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4.2 Estratégias necessárias ao bioclimatismo do desenho urbano
Quanto ao Zoneamento Bioclimático, trata-se da
região 3, que possui clima quente-seco (ABNT,
2005). Segundo Matos (2007), os ventos dominantes provêm dos quadrantes Norte e Nordeste e,
nas estações frias, há ondas esporádicas de ventos oriundos do Sul.
As edificações devem ser compactas, dispor de proteções nos pontos desfavoráveis em relação
às horas quentes e estar orientadas diagonalmente e/ou espaçadas em relação ao fluxo dos
ventos (ROMERO, 2013; GEHL, 2015). São necessárias vedações pesadas, aquecimento solar e
ventilação cruzada nas edificações (ABNT, 2005). E, para o desenho urbanos, são necessários
elementos naturais e/ou construtivos que mitiguem os impactos da insolação nas estações
quentes, bem como permitam a radiação solar direta nas estações frias (IDEM, 2013; IDEM,
2005). As ruas precisam ser estreitas e curtas, devem ser evitadas as movimentações de terra, a
água é necessária nos espaços públicos, a vegetação é primordial para controlar os ventos -
devendo substituir boa parte das pavimentações -, ou os materiais de revestimento de piso
precisam ser rugosos e assentados em blocos (ROMERO, 2013).
4.3. Avaliação quanto à observância dos princípios de sustentabilidade ambiental
O trecho escolhido para análise denomina-se Servidão Nova Descoberta. Essa via tem seu
Azimute em, aproximadamente 5º, em relação ao Norte. Os lotes do lado esquerdo da Servidão
fazem face com o Leste e, os do lado direito, com o Oeste, conforme planta a seguir:
Figura 02 | Planta de Pavimentação, Terraplenagem, Muros e Drenagem.
Elaborada pela Secretaria de
Habitação e Saneamento Ambiental da Prefeitura Municipal de Florianópolis. In: CGU, 2016. O trecho
selecionado encontra-se entre as setas vermelha-azul
(trecho 01)
e azul-amarela (
trecho 02
). Os triângulos
representam casas realizadas pelo PAC. Os de cor laranja indicam as edificações em aço galvalume e, os
na cor azul, as executadas em alvenaria convencional.
Entre as setas vermelha e azul (
trecho 01
, cotas 150 a 140 m), a via é parcialmente plana. A
partir da seta azul até a amarela (
trecho 02
, cotas 135 a 105 m), há um declive acentuado. No
trecho 01 (cuja declividade varia de 5,20 a 5,50 m), a rua foi parcialmente pavimentada com lajota