Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2078 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2078 / 2158 Next Page
Page Background

2078

A comunicação proativa foi identificada a partir da análise do posicionamento de liderança dos

prefeitos e sua interação com a comunidade. Considera-se aqui como estratégia de comunicação

a liderança por meio do exemplo, evidenciada em especial nas gestões de Mockus e Peñalosa.

A preparação para sucessão foi um elemento importante. Foram realizadas tentativas de identificar

candidatos que apresentassem condições apropriadas para dar sequência em ações-chave do

prefeito em exercício.

A comunicação do poder público com a sociedade foi identificada como um dos fatores

fundamentais no processo de transformação urbana analisado. Além dos meios massivos de

comunicação, foi possível perceber que a comunicação interpessoal foi um dos fatores que

auxiliaram na implementação de políticas planejadas (CEBALLOS e MARTIN, 2004:503).

A gestão orientada por resultados com visão de longo prazo viabilizou a concretização de etapas

importantes na transformação de Bogotá. A análise dos resultados demonstrou que esta

abordagem, que pode ser considerada como de caráter tecnocrático, foi determinante para o êxito

no enfrentamento de situações críticas.

Foi possível identificar que há ações que potencializam o discurso dos governos. As ações do poder

público quando alinhadas aos valores éticos e de cidadania propagados por este, tornam-se uma

ferramenta estratégica de engajamento da comunidade. Este posicionamento favoreceu o aumento

da transparência do setor público junto à comunidade em geral (BOGOTÁ CÓMO VAMOS, 2014).

Comparando os resultados encontrados com a história de Bogotá em termos de planejamento e

gestão urbana, torna-se possível inferir que gestores com perfil de liderança estratégica (NUTT e

BACKOFF, 1993:324) têm melhores chances de êxito na operacionalização de transformações

urbanas do que aqueles apoiados no perfil técnico de planejamento.

Adicionalmente identifica-se a relevância do planejamento urbano “não importado” (como feito em

momentos específicos da história de Bogotá), mas realizado a partir da cultura local. Mockus e

Peñalosa conceberam políticas, programas e projetos de transformação urbana a partir da realidade

histórico-cultural da cidade.

5. CONCLUSÃO

Os resultados encontrados indicam que os objetivos deste trabalho foram satisfatoriamente

atendidos, e o modelo de gestão urbana proposto indica que é possível aprofundar este tema

através de estudos futuros, e também através da aplicação do modelo de gestão proposto em outras

cidades. Como pesquisa complementar recomenda-se a aplicação desta metodologia a períodos

mais recentes de gestão municipal de Bogotá, especialmente o período de nova reeleição de

Enrique Peñalosa. Outro ponto de destaque, é que devido ao fato de que a metodologia aqui

apresentada e o modelo de gestão urbana proposto, são aplicáveis a outras localidades, percebe-

se a oportunidade para sua implementação em outras cidades, o que deverá resultar em

refinamento metodológico e disponibilização de um novo recurso estratégico para gestores urbanos,

tanto no âmbito nacional quanto no internacional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACERO, Sandra; SALAZAR, Bernardo P.; RAMÍRES, Sofia. (2006). Seguridad urbana: una mirada

divergente a través de una modalidad insidiosa de hurto en Bogotá. Revista Criminalidad, v. 49, n.

10, p. 245-254. Consultado em:

http://www.policia.gov.co/imagenes_ponal/dijin/revista_criminalidad/vol49/10.pdf.