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A comunicação proativa foi identificada a partir da análise do posicionamento de liderança dos
prefeitos e sua interação com a comunidade. Considera-se aqui como estratégia de comunicação
a liderança por meio do exemplo, evidenciada em especial nas gestões de Mockus e Peñalosa.
A preparação para sucessão foi um elemento importante. Foram realizadas tentativas de identificar
candidatos que apresentassem condições apropriadas para dar sequência em ações-chave do
prefeito em exercício.
A comunicação do poder público com a sociedade foi identificada como um dos fatores
fundamentais no processo de transformação urbana analisado. Além dos meios massivos de
comunicação, foi possível perceber que a comunicação interpessoal foi um dos fatores que
auxiliaram na implementação de políticas planejadas (CEBALLOS e MARTIN, 2004:503).
A gestão orientada por resultados com visão de longo prazo viabilizou a concretização de etapas
importantes na transformação de Bogotá. A análise dos resultados demonstrou que esta
abordagem, que pode ser considerada como de caráter tecnocrático, foi determinante para o êxito
no enfrentamento de situações críticas.
Foi possível identificar que há ações que potencializam o discurso dos governos. As ações do poder
público quando alinhadas aos valores éticos e de cidadania propagados por este, tornam-se uma
ferramenta estratégica de engajamento da comunidade. Este posicionamento favoreceu o aumento
da transparência do setor público junto à comunidade em geral (BOGOTÁ CÓMO VAMOS, 2014).
Comparando os resultados encontrados com a história de Bogotá em termos de planejamento e
gestão urbana, torna-se possível inferir que gestores com perfil de liderança estratégica (NUTT e
BACKOFF, 1993:324) têm melhores chances de êxito na operacionalização de transformações
urbanas do que aqueles apoiados no perfil técnico de planejamento.
Adicionalmente identifica-se a relevância do planejamento urbano “não importado” (como feito em
momentos específicos da história de Bogotá), mas realizado a partir da cultura local. Mockus e
Peñalosa conceberam políticas, programas e projetos de transformação urbana a partir da realidade
histórico-cultural da cidade.
5. CONCLUSÃO
Os resultados encontrados indicam que os objetivos deste trabalho foram satisfatoriamente
atendidos, e o modelo de gestão urbana proposto indica que é possível aprofundar este tema
através de estudos futuros, e também através da aplicação do modelo de gestão proposto em outras
cidades. Como pesquisa complementar recomenda-se a aplicação desta metodologia a períodos
mais recentes de gestão municipal de Bogotá, especialmente o período de nova reeleição de
Enrique Peñalosa. Outro ponto de destaque, é que devido ao fato de que a metodologia aqui
apresentada e o modelo de gestão urbana proposto, são aplicáveis a outras localidades, percebe-
se a oportunidade para sua implementação em outras cidades, o que deverá resultar em
refinamento metodológico e disponibilização de um novo recurso estratégico para gestores urbanos,
tanto no âmbito nacional quanto no internacional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ACERO, Sandra; SALAZAR, Bernardo P.; RAMÍRES, Sofia. (2006). Seguridad urbana: una mirada
divergente a través de una modalidad insidiosa de hurto en Bogotá. Revista Criminalidad, v. 49, n.
10, p. 245-254. Consultado em:
http://www.policia.gov.co/imagenes_ponal/dijin/revista_criminalidad/vol49/10.pdf.