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Figura 16.
Modelo conceitual de gestão urbana identificado nos governos de Bogotá entre 1995 e 2007
Fonte: Elaborada pelo autor.
A concepção de um modelo de cidade a ser construído está relacionada com a ênfase a partir da
qual cada um dos prefeitos atuou durante seu mandato (a transformação urbana que desejavam
para o futuro). Esta concepção pode ser denominada como “visão de futuro” (COSTA, 2007).
Os valores de cidadania necessários à comunidade como, justiça social, ética e transparência foram
identificados e definidos pelos prefeitos que desenvolveram ações para a construção dos mesmos
junto à população. Em termos gerais, os prefeitos adotaram estes valores à sua prática de gestão,
o que consequentemente gerava confiança e respeito para com seus governos.
Os três governos viabilizaram meios de engajamento da comunidade através de articulações
específicas com os setores público, privado e sociedade civil. Um exemplo concreto são as
parcerias público-privadas para mobilidade e educação. Tal articulação mostrou-se crucial para o
êxito da transformação urbana de Bogotá como um todo.
A abordagem processual foi identificada a partir de evidências de que os governos além de atuarem
com projetos de médio e longo prazo, também davam continuidade à políticas, programas e projetos
de gestões anteriores. Neste sentido foi identificado o que pode ser considerado como pragmatismo
(no sentido positivo) na realização das ações de governo, quando a execução de programas e
projetos tidos como necessários foi levada a termo mesmo quando poderiam ser considerados
impopulares por segmentos específicos da população.
Foi identificado que este processo de atuação dos prefeitos se deu em um ambiente com fatores
que favoreceram esta forma de abordagem de governo. Estes fatores são a legislação nacional
vigente; distribuição de recursos financeiros; e o grau de autonomia para o governo local.