180
Figura 2.
Variáveis consideradas neste estudo
5.1 Fase de pré-uso
A coleta de dados foi feita a partir do levantamento das quantidades dos materiais envolvidos na
execução e montagem dos sistemas, considerando porcentagens de perdas, que foram
determinadas de acordo com dados provenientes da literatura científica ou do fabricante.
A quantidade relativa às fôrmas foi obtida dividindo-se a massa de fôrma por m² pelo número de
utilizações potenciais de cada tipo, sendo 1000 utilizações para a fôrma de alumínio, 100
utilizações para a fôrma plástica e 50 utilizações para a fôrma mista, conforme dados de
fabricantes apresentados por Faria (2009).
Para o cálculo de emissões de CO
2
na fase de transportes dos materiais e componentes até o
local da obra, foi utilizado um consumo médio de diesel de 0,0136 L
/T.km, considerando que o
diesel emite 3,15 kgCO
2
/L (NABUT NETO, 2011). As fábricas foram escolhidas mediante consulta
de empresas conformes no PSQ. O quantitativo em função da unidade funcional adotada e as
distâncias de transporte estão incluídos na Tabela 2.
Tabela 2.
Quantitativo de materiais por m² de parede e distâncias de transporte
Materiais e componentes
Quantidade
(unid./m²)
FCO
2
(kgCO
2
/unid.)*
Local da fábrica
Distância
(km)
PC
Concreto 25 MPa
0,18 m³
151,08
Brasília – DF
20,5
Tela soldada Q 61 - Malha
15x15 - diâmetro 3,4 mm
1,9 kg
1,55
Divinópolis – MG
805
Espaçadores para tela
soldada em PVC
0,04 kg
5,92
Mauá - SP
1057
Fôrmas em paineis de
alumínio extrudado
0,04 kg
4,03*
Campo Grande – RJ
1187
Fôrmas em paineis de PVC
0,18 kg
5,92
Piracicaba – SP
902
Fôrmas em paineis mistos
de compensado e alumínio
1,37 kg
2,47**
Campo Grande –RJ
1187