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Figura 2.

Variáveis consideradas neste estudo

5.1 Fase de pré-uso

A coleta de dados foi feita a partir do levantamento das quantidades dos materiais envolvidos na

execução e montagem dos sistemas, considerando porcentagens de perdas, que foram

determinadas de acordo com dados provenientes da literatura científica ou do fabricante.

A quantidade relativa às fôrmas foi obtida dividindo-se a massa de fôrma por m² pelo número de

utilizações potenciais de cada tipo, sendo 1000 utilizações para a fôrma de alumínio, 100

utilizações para a fôrma plástica e 50 utilizações para a fôrma mista, conforme dados de

fabricantes apresentados por Faria (2009).

Para o cálculo de emissões de CO

2

na fase de transportes dos materiais e componentes até o

local da obra, foi utilizado um consumo médio de diesel de 0,0136 L

/T.km

, considerando que o

diesel emite 3,15 kgCO

2

/L (NABUT NETO, 2011). As fábricas foram escolhidas mediante consulta

de empresas conformes no PSQ. O quantitativo em função da unidade funcional adotada e as

distâncias de transporte estão incluídos na Tabela 2.

Tabela 2.

Quantitativo de materiais por m² de parede e distâncias de transporte

Materiais e componentes

Quantidade

(unid./m²)

FCO

2

(kgCO

2

/unid.)*

Local da fábrica

Distância

(km)

PC

Concreto 25 MPa

0,18 m³

151,08

Brasília – DF

20,5

Tela soldada Q 61 - Malha

15x15 - diâmetro 3,4 mm

1,9 kg

1,55

Divinópolis – MG

805

Espaçadores para tela

soldada em PVC

0,04 kg

5,92

Mauá - SP

1057

Fôrmas em paineis de

alumínio extrudado

0,04 kg

4,03*

Campo Grande – RJ

1187

Fôrmas em paineis de PVC

0,18 kg

5,92

Piracicaba – SP

902

Fôrmas em paineis mistos

de compensado e alumínio

1,37 kg

2,47**

Campo Grande –RJ

1187