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Figura 2.
EMEF Altair Siqueira a) Planta baixa do segundo pavimento b) Interior da sala de aula.
(a)
(b)
Foram registrados a presença dos seguintes elementos de obstrução externos às salas de aula: o
beiral, árvore, a distância do muro de 1,5m da edificação obedecendo o afastamento mínimo,
grades, telas e toldos nas janelas. Na EMEF São Diogo a influência de tais elementos pode ser
agravada por se tratar de uma edificação térrea o que potencializa a interferência na quantidade de
luz interna as salas de aula. As características de cada sala e seus elementos passíveis de redução
da luz natural no interior do espaço estão sintetizadas na Tabela 1.
Tabela 1.
Elementos de obstrução externa nas salas de aula avaliadas
EMEF - São Diogo
EMEF – Altair
Tipo de Interferência
Sala 1
Sala 2
Sala 1
Sala 2
Beiral
X
X
Muro
X
X
Vegetação (árvore)
X
Toldo
X
X
Grades/telas
X
X
X
X
Construções no entorno
X
3.2 Medições
in loco
As medições dos níveis de iluminância foram realizadas utilizando o aparelho luxímetro Digital Meter
modelo ITLD 260 da marca CE. Foi seguida a norma NBR 15215 – Parte 4 (ABNT, 2003), que
estabelece o procedimento de medição lumínica no que se diz a distribuição e o número mínimo de
pontos medidos em cada ambiente em função da área estudada, para assim obter números precisos
da distribuição da luz no espaço. O luximetro foi colocado na altura do plano de trabalho (0,80m) e
a um metro de distância do corpo para não haver sombras, além de uma distância mínima de 50cm
das paredes. As medições de iluminância foram realizadas em dias com céu claro, durante os
períodos da manhã (entre 8h e 30min e 9h e 45min) e períodos da tarde (entre 15h e 30min e 16h)
para verificar a variação da luminosidade dentro da edificação entre o período matutino e vespertino.
Assim, as medições foram realizadas nos dias 17/08/2016, 24/08/2016, 16/09/2016 na EMEF-São
Diogo e EMEF- Altair.
3.3 Simulações computacionais
Para as simulações foi utilizado o
Dialux Evo
, um
software
gratuito de fácil acesso e que apresenta
uma interface amigável o que facilita o uso para estudos de iluminação rápidos e simplificados. O
modelo de simulação representa uma sala de aula típica de uma escola brasileira, tanto no que diz
respeito à sua geometria, quanto ao posicionamento das aberturas. Dessa forma o modelo simulado
possui um formato quadricular de 7x7m, com área de 49m
²
, pé direito de 3m e duas janelas de 2m
de largura por 1,20m de altura com peitoril de 90 cm na face externa. A capacidade da sala de aula