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1697

245. A INFLUÊNCIADE ELEMENTOS DE OBSTRUÇÃO EXTERNANA

ILUMINAÇÃO NATURAL DE SALAS DEAULAEM EDIFICAÇÕES

ESCOLARES DE SERRA - ES

QUEZADA, Alana Lessa*

1

(alanaquezada@hotmail.com)

PAGEL, Érica Coelho

2

(erica.coelho@faesa.br)

1,2

Associação Educacional de Vitória

(AEV), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

Uma iluminação adequada no ambiente escolar, principalmente se for natural, é um dos principais

fatores para um bom desempenho escolar. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo detectar

a influência de elementos arquitetônicos de obstrução externa (frequentes em escolas brasileiras)

no desempenho lumínico de salas de aula. A pesquisa ocorreu em duas escolas da Rede Estadual

de Ensino, localizadas no município da Serra – ES. A metodologia é composta por medições

in loco

com um luxímetro digital em salas de aula e por simulações computacionais no

software Dialux Evo

em ambientes das fachadas norte e sul destas escolas. Foram simulados diferentes cenários de

aberturas com interferências externas em uma sala de aula padrão: presença de beiral, vegetação,

muro,

brises-soleil

, prateleiras de luz e balcão refletor. Os resultados das medições mostraram que

os níveis de iluminância encontrados nas salas de aula estão abaixo dos níveis recomendados. Nas

análises dos cenários simulados na fachada sul, os maiores índices ocorreram às 9h com céu

parcialmente encoberto. O melhor desempenho lumínico foi atingido com o uso do balcão refletor,

prateleira de luz e

brise

vertical, com médias de iluminância de 347, 231 e 227 lux, respectivamente.

Na fachada norte, a utilização de

brises

horizontais associados com prateleiras de luz apresentou

a melhor distribuição e desempenho lumínico, a média de 332 lux às 9h com céu claro.

Palavras-chave:

Arquitetura escolar, obstrução externa, iluminação natural, simulações.

THE INFLUENCE OF EXTERNAL OBSTRUCTION ELEMENTS IN THE

NATURAL ILLUMINATION OF CLASSROOMS IN SCHOOL BUILDINGS

OF SERRA – ES

Adequate lighting in the school ambience, especially if it is natural, is one of the main factors for a

good school performance. In this way, this work has the objective to detect the influence of

architectural elements of external obstruction (common in Brazilian schools) in the luminous

performance of classrooms. The research was carried out at two schools of the State Teaching

Network, located in the municipality of Serra - ES. The methodology is composed by measurements

in loco

with a digital luxmeter in classrooms and by computational simulations with Dialux Evo

software in ambiences of the north and south facades of these schools. Were simulated different

opening scenarios with external interferences in a model classroom: presence of eaves, vegetation,

wall,

brises-soleil

, light shelves and reflective balcony. Measurement results showed that the levels

of illuminance found in classrooms are below recommended levels. In the analysis of the simulated

scenarios at the southern façade, the highest indices occurred at 9 a.m with partially overcast sky.

The best light performance was achieved with the use of reflective balcony, light shelf and vertical

brise

, with illuminance averages of 347, 231 and 227 lux, respectively. At the north façade, the use

of horizontal brises associated light shelves presented the best distribution and luminous

performance, the average of 332 lux at 9 a.m with clear sky.

Keywords:

School architecture, external obstruction, natural Lighting, simulations.