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de iluminação artificial no período diurno através da conscientização dos projetistas no

planejamento adequado da edificação.

2. OBJETIVO

Esse trabalho objetivou avaliar o desempenho lumínico no interior de salas de aula sob influência

de fatores externos de obstrução recorrentes no ambiente escolar. Os objetivos específicos foram:

Medir

in loco

os níveis de iluminância interno em salas de aula de duas escolas da rede

pública do município da Serra – ES, identificando os principais sistemas externos existentes de

influência na redução dos níveis de iluminação;

Simular o desempenho lumínico em uma sala de aula padrão sob duas orientações - norte

e sul, considerando a presença dos seguintes elementos: beiral, vegetação, muro, brises-soleil,

prateleiras de luz e balcão refletor.

3. MÉTODO DE PESQUISA

3.1 Determinação das salas de aula e dos sistemas que influenciam na sua iluminação

Foram escolhidas duas escolas de ensino público no município da Serra – ES: EMEF- São Diogo e

EMEF- Altair Siqueira Costa, ambas com turno matutino e vespertino com turmas do primeiro ao

nono ano, englobando estudantes principalmente de seis a quatorze anos. Na EMEF São Diogo

selecionou-se duas salas localizadas na fachada sudoeste (Figura 1).

Figura 1.

EMEF São Diogo a) Planta baixa térreo, com a localização das salas de estudo b) Interior da sala.

(a)

(b)

Cada sala possui 7x7m com pé direito de 3m resultando em 49m² e duas janelas de 3m de largura

por 1,60m de altura. Observou-se que a área de abertura das janelas não atende o código de obras

local que é de no mínimo 1/5 da área do piso (SERRA, 1996). Internamente as salas possuem

paredes de tijolinho com pintura na cor verde, laje de teto com pintura na cor branco e piso cinza.

Pode-se inferir também que embora o foco do trabalho seja a análise dos elementos externos de

obstrução no bom aproveitamento da luz natural, sabe-se que a não utilização de cores claras,

como por exemplo a cor utilizada na parede possivelmente reduz os níveis de iluminância internos.

Na EMEF Altair Siqueira selecionou-se para estudo duas salas da fachada noroeste (Figura 2), no

pavimento superior, observou-se além das grades para segurança a presença de toldos para

proteção solar. Cada sala possui 7mx8m com pé direito de 2,9m resultando em aproximadamente

56m² e duas janelas de 2,50m de largura por 1,5m de altura, o que atende o código de obras local.

Internamente as salas possuem cores claras, com paredes na cor bege, laje de teto com pintura cor

branco e piso cinza. O uso de materiais com cores claras, nas paredes e tetos são comuns na maior

parte de escolas da rede estadual, salvo casos específicos como na EMEF São Diogo.