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2. OBJETIVO
O objetivo geral desta pesquisa é a incorporação de resíduo de concreto na confecção de blocos de
concreto permeável.
Os objetivos específicos são:
-
Avaliar a influência do resíduo de concreto nas propriedades dos blocos durante os estados
fresco e endurecido;
-
Avaliar o atendimento aos requisitos mínimos de resistência e permeabilidade descritos na
NBR 16416 (ABNT, 2015), para tráfego leve.
3. MÉTODO DE PESQUISA
Os ensaios foram realizados no laboratório de construção civil da Universidade Feevale, onde foram
confeccionados corpos de prova prismáticos com e sem resíduo de concreto, com e sem vazios
programados. Todo o processo foi desenvolvido buscando atender a resistência prescrita na NBR
16416 (ABNT, 2015) para utilização em tráfego leve.
A Figura 1 expõe a quantidade de blocos que foram moldados, seguindo os critérios de amostragem
mínima exigidos pela norma técnica NBR 9781 (ABNT, 2013), também apresenta a quantidade de
furos de cada corpo de prova.
Figura 1
. Relação dos corpos de prova moldados.
Fonte: autores (2016).
3.1 Materiais
Para moldagem dos corpos de prova foram utilizados: água da rede pública de abastecimento de
Novo Hamburgo; Cimento Portland CPV-ARI-RS, por ser capaz de adquirir alta resistência inicial e
ser resistente a sulfatos, o que é importante especialmente para concretos sujeitos a ação direta da
água; agregados miúdos e graúdos, adquiridos em uma concreteira industrial da região de Novo
Hamburgo, sendo a areia com diâmetro máximo de 2,4mm, e a brita com diâmetro máximo de
12,5mm, com uma curva granulométrica contínua; e resíduo de concreto obtido de corpos de prova
cilíndricos descartados por indústrias de concreto da região. Este material foi moído manualmente
com marreta, peneirado na peneira de malha 1,2mm (figura 2) e utilizado em substituição a 5% do
agregado miúdo.
Amostra C
Amostra A
Amostra B
6 blocos sem furos
6 blocos com 10
furos cada
Amostra D
6 blocos sem furos
6 blocos com 10
furos cada
Mistura 1 (sem resíduo)
Mistura 2 (com resíduo)