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it was possible to notice that the block had a good draining capacity, as well little variation in the

compressive strength in relation to the voids generated and to the use of waste. Therefore, further

studies are needed to verify the real potential of this material.

Keywords:

Permeable pavements; Concrete waste; Urban drainage.

1. INTRODUÇÃO

O crescimento dos centros urbanos a partir do século XX ocorreu de forma acelerada, gerando

impactos aos ecossistemas terrestre, aquático e a própria população. Tal fato fez com que alguns

aspectos importantes, como o desenvolvimento sustentável e o planejamento urbano, não fossem

devidamente considerados, resultando em várias situações que afetaram negativamente a qualidade

de vida nas cidades (TUCCI, 2005).

Acioli (2005), se referindo mais especificamente aos problemas gerados pela inadequada drenagem

urbana, cita o “Plano Diretor de Drenagem Urbana” como importante ferramenta para auxiliar na

solução de situações relacionadas a esse assunto, ressaltando o uso de pavimentos permeáveis

como equipamento importante para devolver ao solo sua captação aquífera natural. Conforme a NBR

16416 (ABNT, 2015), pavimentos permeáveis são equipamentos que, simultaneamente, devem

atender a condições de rolamento, de solicitações de esforços mecânicos e permitir a percolação e/ou

acumulo temporário de água. Para Sales (2008) o uso desse tipo de equipamento acarreta em

benefícios sociais e ambientais, citando como exemplos a diminuição das enchentes urbanas, a

reposição dos lençóis freáticos, entre outros. Tucci (2005) destaca o aspecto econômico, afirmando

que a utilização desses equipamentos é mais barata em relação às medidas, muitas vezes estruturais,

tomadas para amenizar tais problemas.

No Brasil, essa e outras técnicas de controle hidrológico, alternativas às convencionais, têm

conquistado espaço, não obstante, ainda há necessidade de se ampliar os estudos, principalmente

no que tange a relação resistência/permeabilidade, visto que esta é inversamente proporcional

(BATEZZINI, 2013).

Por outro lado, temos a problemática ambiental imposta pela grande geração de resíduos. O consumo

desenfreado e a falta de avanço tecnológico implicam na grande quantidade de rejeitos dispostos de

forma irregular, impactando diretamente o ser humano. Os processos produtivos atuais

frequentemente geram um grande volume de rejeitos, muitas vezes causando danos ambientais

irreversíveis (ALTOÉ; ARANCIBIA; MARTINS, 2011). Na construção civil, por exemplo, um grande

volume de material é descartado. Segundo Menezes, Pontes, Afonso (2011), além desta empregar

de 20% a 50% do total dos recursos naturais utilizados pela humanidade, também é responsável por

mais de 50% da geração de rejeitos sólidos. Só no Brasil, cerca de 68 milhões de toneladas de RCD

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são produzidos por ano, sendo que o descarte de concreto representa aproximadamente 13% desse

total. O concreto é necessário para construções tradicionais, que são as mais aplicadas atualmente,

todavia, muitas sobras são geradas tanto nas indústrias onde ele é confeccionado como em

demolições, acarretando consequências ambientais e econômicas.

Assim, espera-se que este estudo contribua especialmente nos aspectos supracitados, propondo o

desenvolvimento de blocos de concreto permeáveis, com vazios 100% eficazes e com a incorporação

de resíduo, visando uma permeabilidade e resistência adequadas.

RDC: Resíduo de construção e demolição.