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it was possible to notice that the block had a good draining capacity, as well little variation in the
compressive strength in relation to the voids generated and to the use of waste. Therefore, further
studies are needed to verify the real potential of this material.
Keywords:
Permeable pavements; Concrete waste; Urban drainage.
1. INTRODUÇÃO
O crescimento dos centros urbanos a partir do século XX ocorreu de forma acelerada, gerando
impactos aos ecossistemas terrestre, aquático e a própria população. Tal fato fez com que alguns
aspectos importantes, como o desenvolvimento sustentável e o planejamento urbano, não fossem
devidamente considerados, resultando em várias situações que afetaram negativamente a qualidade
de vida nas cidades (TUCCI, 2005).
Acioli (2005), se referindo mais especificamente aos problemas gerados pela inadequada drenagem
urbana, cita o “Plano Diretor de Drenagem Urbana” como importante ferramenta para auxiliar na
solução de situações relacionadas a esse assunto, ressaltando o uso de pavimentos permeáveis
como equipamento importante para devolver ao solo sua captação aquífera natural. Conforme a NBR
16416 (ABNT, 2015), pavimentos permeáveis são equipamentos que, simultaneamente, devem
atender a condições de rolamento, de solicitações de esforços mecânicos e permitir a percolação e/ou
acumulo temporário de água. Para Sales (2008) o uso desse tipo de equipamento acarreta em
benefícios sociais e ambientais, citando como exemplos a diminuição das enchentes urbanas, a
reposição dos lençóis freáticos, entre outros. Tucci (2005) destaca o aspecto econômico, afirmando
que a utilização desses equipamentos é mais barata em relação às medidas, muitas vezes estruturais,
tomadas para amenizar tais problemas.
No Brasil, essa e outras técnicas de controle hidrológico, alternativas às convencionais, têm
conquistado espaço, não obstante, ainda há necessidade de se ampliar os estudos, principalmente
no que tange a relação resistência/permeabilidade, visto que esta é inversamente proporcional
(BATEZZINI, 2013).
Por outro lado, temos a problemática ambiental imposta pela grande geração de resíduos. O consumo
desenfreado e a falta de avanço tecnológico implicam na grande quantidade de rejeitos dispostos de
forma irregular, impactando diretamente o ser humano. Os processos produtivos atuais
frequentemente geram um grande volume de rejeitos, muitas vezes causando danos ambientais
irreversíveis (ALTOÉ; ARANCIBIA; MARTINS, 2011). Na construção civil, por exemplo, um grande
volume de material é descartado. Segundo Menezes, Pontes, Afonso (2011), além desta empregar
de 20% a 50% do total dos recursos naturais utilizados pela humanidade, também é responsável por
mais de 50% da geração de rejeitos sólidos. Só no Brasil, cerca de 68 milhões de toneladas de RCD
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são produzidos por ano, sendo que o descarte de concreto representa aproximadamente 13% desse
total. O concreto é necessário para construções tradicionais, que são as mais aplicadas atualmente,
todavia, muitas sobras são geradas tanto nas indústrias onde ele é confeccionado como em
demolições, acarretando consequências ambientais e econômicas.
Assim, espera-se que este estudo contribua especialmente nos aspectos supracitados, propondo o
desenvolvimento de blocos de concreto permeáveis, com vazios 100% eficazes e com a incorporação
de resíduo, visando uma permeabilidade e resistência adequadas.
RDC: Resíduo de construção e demolição.