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pervious concrete and an environmental sustainable destination for the waste material, which

contributes to the reduction of the natural resources extraction. However, the low mechanical

strength of pervious concrete with CDW turns the application limited. Thus, the present work aims

to incorporate polymeric fibers to improve the mechanical behavior of pervious concrete and to

reduce the crack propagation. The mix proportion of pervious concrete is 1:4 (cement:CDW),

water/cement ratio of 0.32 and specific gravity of 1550 kg/m³ (constant for all samples). The variables

considered in this research are: fiber content (1 kg/m³, 2 kg/m³ and 3 kg/m³) and fiber types

(polypropylene and PET bottle). The porosity, infiltration, flexural tensile strength and compressive

strength are evaluated. Results show that the incorporation of both fibers, especially polypropylene

fiber, contributes to improve the mechanical behavior and material ductility, without affecting the

porosity and infiltration characteristics. Therefore, the addition of fibers enable the use of pervious

concrete with CDW as an alternative for the construction of sidewalks and light traffic.

Keywords:

pervious concrete; CDW; polypropylene fiber; PET bottle fiber

1. INTRODUÇÃO

Dois grandes problemas urbanos da atualidade estão relacionados com a impermeabilização do

solo e geração de resíduos de construção e demolição (RCD), devido à densificação dos grandes

centros urbanos. Em relação à primeira problemática, a tecnologia do concreto permeável tem sido

enfatizada como uma frente de solução para mitigar o número de enchentes e alagamentos

decorrentes da alta pavimentação e impermeabilização do solo. Tal fato é possível, já que o

concreto permeável possui um alto índice de vazios interligados, obtidos através de pouca ou

nenhuma porção de areia na sua composição, permitindo a drenagem de grande quantidade de

águas pluviais, as quais podem ser absorvidas pelo solo (POLASTRE; SANTOS, 2006). Os

benefícios concedidos pela aplicação do concreto permeável reforçaram o uso do material em

diversas regiões do mundo ao longo dos últimos anos. Além da capacidade de infiltração, outros

benefícios como a remoção de poluentes das águas de chuva, diminuição do efeito de ilhas de calor

urbano e melhora na resistência ao deslizamento são apresentadas pelo concreto permeável

(GAEDICKE et al., 2014). No entanto, a sua implementação como material de pavimentação em

muitos países, especialmente países emergentes, ainda não é praticada, devido à falta de técnica

padrão na preparação de materiais e testes, bem como práticas de construção (CHANDRAPPA;

BILIGIRI, 2016).

Em relação à segunda problemática, frequentemente encontrada devido ao aumento da construção

em grandes centros urbanos, são geradas inúmeras quantidades de RCD no Brasil. Esse material,

normalmente, não tem uma destinação adequada e, por vezes, acaba sendo descartado

inadequadamente em aterros sanitários ou depósitos ilegais. Neste contexto, o RCD pode ser

incorporado como substituição do agregado graúdo, no intuito de promover maior sustentabilidade

ao concreto permeável e uma destinação adequada ao resíduo, contribuindo, assim, para a

diminuição da extração de recursos naturais. Além disso, o RCD é um material extremamente barato

e que não apresenta custos elevados com transporte e britagem. O mesmo começou a ser inserido

no mercado, ainda no período pós-guerra, quando os países europeus sofriam de escassez de

matéria-prima. Atualmente, seu uso intensificou-se, principalmente, após a Resolução CONAMA Nº

307/2002 (CONAMA, 2002) a qual estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para gestão dos

resíduos de construção civil.

O RCD, no entanto, por ser um material mais frágil quando comparado aos agregados

convencionais (i.e., basalto, granito, calcário, etc.), pode acarretar na diminuição da resistência

mecânica do concreto. Assim, a incorporação de outros materiais, tais como as fibras, acaba sendo