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pervious concrete and an environmental sustainable destination for the waste material, which
contributes to the reduction of the natural resources extraction. However, the low mechanical
strength of pervious concrete with CDW turns the application limited. Thus, the present work aims
to incorporate polymeric fibers to improve the mechanical behavior of pervious concrete and to
reduce the crack propagation. The mix proportion of pervious concrete is 1:4 (cement:CDW),
water/cement ratio of 0.32 and specific gravity of 1550 kg/m³ (constant for all samples). The variables
considered in this research are: fiber content (1 kg/m³, 2 kg/m³ and 3 kg/m³) and fiber types
(polypropylene and PET bottle). The porosity, infiltration, flexural tensile strength and compressive
strength are evaluated. Results show that the incorporation of both fibers, especially polypropylene
fiber, contributes to improve the mechanical behavior and material ductility, without affecting the
porosity and infiltration characteristics. Therefore, the addition of fibers enable the use of pervious
concrete with CDW as an alternative for the construction of sidewalks and light traffic.
Keywords:
pervious concrete; CDW; polypropylene fiber; PET bottle fiber
1. INTRODUÇÃO
Dois grandes problemas urbanos da atualidade estão relacionados com a impermeabilização do
solo e geração de resíduos de construção e demolição (RCD), devido à densificação dos grandes
centros urbanos. Em relação à primeira problemática, a tecnologia do concreto permeável tem sido
enfatizada como uma frente de solução para mitigar o número de enchentes e alagamentos
decorrentes da alta pavimentação e impermeabilização do solo. Tal fato é possível, já que o
concreto permeável possui um alto índice de vazios interligados, obtidos através de pouca ou
nenhuma porção de areia na sua composição, permitindo a drenagem de grande quantidade de
águas pluviais, as quais podem ser absorvidas pelo solo (POLASTRE; SANTOS, 2006). Os
benefícios concedidos pela aplicação do concreto permeável reforçaram o uso do material em
diversas regiões do mundo ao longo dos últimos anos. Além da capacidade de infiltração, outros
benefícios como a remoção de poluentes das águas de chuva, diminuição do efeito de ilhas de calor
urbano e melhora na resistência ao deslizamento são apresentadas pelo concreto permeável
(GAEDICKE et al., 2014). No entanto, a sua implementação como material de pavimentação em
muitos países, especialmente países emergentes, ainda não é praticada, devido à falta de técnica
padrão na preparação de materiais e testes, bem como práticas de construção (CHANDRAPPA;
BILIGIRI, 2016).
Em relação à segunda problemática, frequentemente encontrada devido ao aumento da construção
em grandes centros urbanos, são geradas inúmeras quantidades de RCD no Brasil. Esse material,
normalmente, não tem uma destinação adequada e, por vezes, acaba sendo descartado
inadequadamente em aterros sanitários ou depósitos ilegais. Neste contexto, o RCD pode ser
incorporado como substituição do agregado graúdo, no intuito de promover maior sustentabilidade
ao concreto permeável e uma destinação adequada ao resíduo, contribuindo, assim, para a
diminuição da extração de recursos naturais. Além disso, o RCD é um material extremamente barato
e que não apresenta custos elevados com transporte e britagem. O mesmo começou a ser inserido
no mercado, ainda no período pós-guerra, quando os países europeus sofriam de escassez de
matéria-prima. Atualmente, seu uso intensificou-se, principalmente, após a Resolução CONAMA Nº
307/2002 (CONAMA, 2002) a qual estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para gestão dos
resíduos de construção civil.
O RCD, no entanto, por ser um material mais frágil quando comparado aos agregados
convencionais (i.e., basalto, granito, calcário, etc.), pode acarretar na diminuição da resistência
mecânica do concreto. Assim, a incorporação de outros materiais, tais como as fibras, acaba sendo