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67. ESTUDO SOBREAVIABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE
CONCRETO PERMEÁVEL COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E
DEMOLIÇÃO EADIÇÃO DE FIBRAS
BENVEGNÚ, Daniele Elisa*
1
(danibenvegnu@hotmail.com); PEREIRA DA COSTA, Fernanda
Bianchi
1
(fernanda.bpc@gmail.com); GRAEFF, Ângela Gaio
1
(angel.graeff@gmail.com)
1
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
*
Autor correspondente
RESUMO
Dois grandes problemas urbanos da atualidade estão relacionados com a impermeabilização do
solo e geração de resíduos de construção e demolição (RCD), devido à densificação dos grandes
centros urbanos. A tecnologia do concreto permeável é uma das soluções existentes para minimizar
o número de enchentes e alagamentos decorrentes da pavimentação que impermeabiliza o solo.
Em virtude da elevada quantidade de poros interligados, o concreto permeável permite a drenagem
da água para posterior absorção pelo solo, sem sobrecarregar o sistema de drenagem pluvial, o
que o torna uma solução ambiental. O RCD, por sua vez, pode ser incorporado ao concreto
permeável como substituição ao agregado graúdo, no intuito de promover maior sustentabilidade
ambiental ao concreto permeável e uma destinação adequada ao resíduo, contribuindo, assim, para
a diminuição da extração de recursos naturais. Entretanto, devido à baixa resistência mecânica do
concreto permeável com RCD, a sua aplicação torna-se limitada. Assim, o presente trabalho tem
como objetivo avaliar a possibilidade de incorporação de fibras poliméricas no intuito de melhorar o
comportamento mecânico do material e diminuir a propagação de fissuras. Para tanto, foi realizado
um estudo experimental em que foi adotado o traço padrão, em massa, de 1:4 (cimento:agregado
de RCD), relação água/cimento de 0,32 e massa específica de 1550 kg/m³ (mantida constante para
todas amostras). As variáveis da pesquisa foram: teor de fibras (1 kg/m³, 2 kg/m³ e 3 kg/m³) e tipos
de fibras (polipropileno e de garrafa PET). As propriedades analisadas foram: porosidade,
infiltração, resistência à tração na flexão e resistência à compressão. Os resultados obtidos indicam
que a inclusão de ambas as fibras, com destaque da fibra de polipropileno, colabora para melhorar
o comportamento frente à tração na flexão, aumentando a ductilidade do material, sem afetar as
características de porosidade e infiltração. A adição de fibras, portanto, viabiliza o uso do concreto
permeável com RCD como alternativa para a construção de calçadas e vias de tráfego leve.
Palavras-chave:
concreto permeável; RCD; fibra de polipropileno; fibra de garrafa PET.
STUDY ON THE VIABILITY TO DEVELOP PERVIOUS CONCRETE WITH
CONSTRUCTION AND DEMOLITION WASTE AND FIBERS
ABSTRACT
Recently, two major urban problems are related to soil impermeabilization and the generation of
construction and demolition waste (CDW) due to the urban centers densification. The pervious
concrete technology is one of the existing solutions to minimize the floods resulting from high paving.
The pervious concrete allows the drainage of water for later absorption by the soil due to the high
number of interconnected pores. This leads the rainwater drainage system to not be overloaded,
which make the pervious concrete an environmental solution. In this context, the CDW can be
incorporated as a replacement of the coarse aggregate, to promote greater sustainability of the