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67. ESTUDO SOBREAVIABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE

CONCRETO PERMEÁVEL COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E

DEMOLIÇÃO EADIÇÃO DE FIBRAS

BENVEGNÚ, Daniele Elisa*

1

(danibenvegnu@hotmail.com

); PEREIRA DA COSTA, Fernanda

Bianchi

1

(fernanda.bpc@gmail.com

); GRAEFF, Ângela Gaio

1

(angel.graeff@gmail.com

)

1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

Dois grandes problemas urbanos da atualidade estão relacionados com a impermeabilização do

solo e geração de resíduos de construção e demolição (RCD), devido à densificação dos grandes

centros urbanos. A tecnologia do concreto permeável é uma das soluções existentes para minimizar

o número de enchentes e alagamentos decorrentes da pavimentação que impermeabiliza o solo.

Em virtude da elevada quantidade de poros interligados, o concreto permeável permite a drenagem

da água para posterior absorção pelo solo, sem sobrecarregar o sistema de drenagem pluvial, o

que o torna uma solução ambiental. O RCD, por sua vez, pode ser incorporado ao concreto

permeável como substituição ao agregado graúdo, no intuito de promover maior sustentabilidade

ambiental ao concreto permeável e uma destinação adequada ao resíduo, contribuindo, assim, para

a diminuição da extração de recursos naturais. Entretanto, devido à baixa resistência mecânica do

concreto permeável com RCD, a sua aplicação torna-se limitada. Assim, o presente trabalho tem

como objetivo avaliar a possibilidade de incorporação de fibras poliméricas no intuito de melhorar o

comportamento mecânico do material e diminuir a propagação de fissuras. Para tanto, foi realizado

um estudo experimental em que foi adotado o traço padrão, em massa, de 1:4 (cimento:agregado

de RCD), relação água/cimento de 0,32 e massa específica de 1550 kg/m³ (mantida constante para

todas amostras). As variáveis da pesquisa foram: teor de fibras (1 kg/m³, 2 kg/m³ e 3 kg/m³) e tipos

de fibras (polipropileno e de garrafa PET). As propriedades analisadas foram: porosidade,

infiltração, resistência à tração na flexão e resistência à compressão. Os resultados obtidos indicam

que a inclusão de ambas as fibras, com destaque da fibra de polipropileno, colabora para melhorar

o comportamento frente à tração na flexão, aumentando a ductilidade do material, sem afetar as

características de porosidade e infiltração. A adição de fibras, portanto, viabiliza o uso do concreto

permeável com RCD como alternativa para a construção de calçadas e vias de tráfego leve.

Palavras-chave:

concreto permeável; RCD; fibra de polipropileno; fibra de garrafa PET.

STUDY ON THE VIABILITY TO DEVELOP PERVIOUS CONCRETE WITH

CONSTRUCTION AND DEMOLITION WASTE AND FIBERS

ABSTRACT

Recently, two major urban problems are related to soil impermeabilization and the generation of

construction and demolition waste (CDW) due to the urban centers densification. The pervious

concrete technology is one of the existing solutions to minimize the floods resulting from high paving.

The pervious concrete allows the drainage of water for later absorption by the soil due to the high

number of interconnected pores. This leads the rainwater drainage system to not be overloaded,

which make the pervious concrete an environmental solution. In this context, the CDW can be

incorporated as a replacement of the coarse aggregate, to promote greater sustainability of the