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os disponíveis, foram selecionados quatro tipos: aço inox polido, alumínio polido, película reflexiva

para vidros e pintura branca.

A execução dos dutos exigiu a utilização de calandra para transformar as placas metálicas em

cilindros. Os dutos possuem um revestimento externo em ferro, necessário para calandrar os

materiais e não danificá-los durante o processo de dobra da placa. A película reflexiva foi colocada

solta no interior de um dos dutos, pois a sua colagem poderia enrugar o material

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quando fosse

transformado em cilindro. O alumínio foi polido com processo abrasivo (próprio para esse tipo de

material

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) para que ficasse o mais reflexivo possível. Optou-se por esse tratamento para otimizar o

potencial do material, devido a sua maior leveza em relação aos demais – característica importante

para evitar a sobrecarga dos sistemas de captação de luz natural. Para a confecção do duto com

pintura branca foi utilizada tinta acrílica em

spray

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.

Após a confecção dos dutos, foram executados suportes para apoiá-los, onde também seriam

colocados os sensores internamente. Os suportes foram feitos a partir da reciclagem de caixas de

papelão. As medições foram realizadas em dias de céu parcialmente nublado, possibilitando a

verificação do comportamento dos dutos quando da ocorrência de luz direta e de luz difusa.

Entretanto, verificou-se que o papelão cedeu devido ao peso do duto, favorecendo o surgimento de

frestas que permitiam a entrada de luz intrusiva. Foram confeccionadas novas bases em MDF,

cortadas a laser e coladas com cola de isopor (Figura 3), e novas medições foram realizadas sob

as mesmas condições de céu. Os sensores foram programados para coleta de dados de 30 em 30

minutos.

Foi utilizado um sensor na extremidade inferior de cada cilindro e um sensor externo, viabilizando o

cálculo da porcentagem de luz incidente que chega ao fim do trajeto (Figura 3). Esse sensor foi

colocado acima de um cilindro de ferro e sobre pedaço de papelão, a fim de verificar a incidência

de luz na altura que esta também incidia nos dutos, minimizando distorções e interferências nos

resultados obtidos. Os dados do experimento foram registrados em planta baixa com a localização

de cada duto e seu respectivo material, bem como o número do sensor posicionado.

UFRGS máquinas disponíveis para fixa-la no alumínio e depois transforma-la em cilindro no

momento da pesquisa, inviabilizando sua utilização.

Foram testadas películas reflexivas coladas em placas de alumínio, mas estas enrugaram ao ser

calandrado o material. Por esse motivo foram descartadas.

Neste caso, foi utilizado polimento com pasta. Porém há outras formas de polir o alumínio (com

líquidos e partículas abrasivas menores que as da pasta) que podem deixa-lo com índice de

refletividade maior. Entretanto, são processos que exigem profissional qualificado – o que não foi

encontrado a nível local até o momento.

Spray Multiuso Branco Brilhante, da marca Suvinil.

Figura 3.

Fase 1 do experimento

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Figura 4.

Fase 2 do experimento