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Gráfico 1 – Respostas dos participantes

Os resultados apontam, em números absolutos os seguintes valores:

Número de respondentes detratores = 1

Número de respondentes neutros = 4

Número de respondentes promotores = 35

Após o fechamento da pesquisa foi realizado um processo para investigar a experiência dos alunos

e realizar as ações necessárias para melhorias e satisfação.

O cálculo do NPS apresentou o seguinte resultado:

% de alunos promotores = 87,5%

% de alunos detratores = 2,5%

NPS = (% de alunos promotores - % de alunos detratores) = 87,5% – 2,5%

NPS = 85%

Este valor obtido aponta para um resultado de pleno atendimento quanto aos objetivos do curso.

5. CONCLUSÃO

Por se tratar de profissão inexistente no Brasil, a formação de guias com base na interpretação

constitui-se em um procedimento essencial para o entendimento da importância da conservação da

biodiversidade e sua conexão com a manutenção dos serviços ambientais essenciais à

sustentabilidade.

O programa integrou o ordenamento territorial de Santo Antônio do Pinhal, tendo como base as

características ecológicas da biodiversidade ocorrente em 268 fragmentos de vegetação natural e

seus valores econômicos, psicológicos e intrínsecos - distribuídos em 10 bacias hidrográficas.

A métrica NPS (Net Promoter Score) utilizada na pesquisa permitiu que os alunos apontassem, de

maneira intuitiva e fácil, sua apreciação da experiência e recomendação a outros. Como ferramenta

para apoio à decisão funcionou para a obtenção de uma medida prática da ausência de

necessidade de se melhorar os ensinamentos oferecidos sobre o tema. Apesar de sua utilidade

para determinar a fidelidade dos alunos, a métrica apresentou a desvantagem de não identificar os