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Gráfico 1 – Respostas dos participantes
Os resultados apontam, em números absolutos os seguintes valores:
•
Número de respondentes detratores = 1
•
Número de respondentes neutros = 4
•
Número de respondentes promotores = 35
Após o fechamento da pesquisa foi realizado um processo para investigar a experiência dos alunos
e realizar as ações necessárias para melhorias e satisfação.
O cálculo do NPS apresentou o seguinte resultado:
% de alunos promotores = 87,5%
% de alunos detratores = 2,5%
NPS = (% de alunos promotores - % de alunos detratores) = 87,5% – 2,5%
NPS = 85%
Este valor obtido aponta para um resultado de pleno atendimento quanto aos objetivos do curso.
5. CONCLUSÃO
Por se tratar de profissão inexistente no Brasil, a formação de guias com base na interpretação
constitui-se em um procedimento essencial para o entendimento da importância da conservação da
biodiversidade e sua conexão com a manutenção dos serviços ambientais essenciais à
sustentabilidade.
O programa integrou o ordenamento territorial de Santo Antônio do Pinhal, tendo como base as
características ecológicas da biodiversidade ocorrente em 268 fragmentos de vegetação natural e
seus valores econômicos, psicológicos e intrínsecos - distribuídos em 10 bacias hidrográficas.
A métrica NPS (Net Promoter Score) utilizada na pesquisa permitiu que os alunos apontassem, de
maneira intuitiva e fácil, sua apreciação da experiência e recomendação a outros. Como ferramenta
para apoio à decisão funcionou para a obtenção de uma medida prática da ausência de
necessidade de se melhorar os ensinamentos oferecidos sobre o tema. Apesar de sua utilidade
para determinar a fidelidade dos alunos, a métrica apresentou a desvantagem de não identificar os