628
1. As apresentações sempre se relacionam ao que está exposto e à experiência do visitante;
2. Todas as informações servem de base para revelação de fatos não evidentes, porém de
impacto no interesse do visitante.
3. O objetivo principal das informações não será a instrução, mas a provocação.
4. As informações da biodiversidade sempre se remetem ao conjunto da paisagem e ao
histórico de ocupação regional e aos valores dados pelas populações humanas à natureza.
5. Os protocolos endereçados à crianças de até 12 anos seguem uma abordagem
fundamentalmente diferente, constituindo-se em um programa a parte.
Para a avaliação dos conteúdos oferecidos nos cursos e sua aplicabilidade, foi utilizada a
metodologia NPS (
Net Promoter Score
) - uma métrica criada por Fred Reichheld da Universidade
Harvard para medir a satisfação de alunos.
A metodologia se baseia em uma pergunta quantitativa, rápida e simples:
“Em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria o curso de formação de guias para turismo
ecológico e científico? ”
Após a aplicação da métrica as respostas foram classificadas de três maneiras:
• Detratores (0 a 6): alunos que não viram valor no curso e não voltariam a fazê-lo novamente;
• Neutros (7 a 8): alunos que tiveram uma experiência mediana com o curso;
• Promotores (9 a 10): alunos que tiveram uma ótima experiência, satisfação plena,
ofereceram ótimos
feedbacks
e indicariam o curso para outras pessoas.
A fórmula utilizada para o cálculo do
Net Promoter Score
:
(% de alunos promotores - % de alunos detratores) = NPS
Resultados obtidos do NPS indicam:
• -100 a 0: Pontos críticos para corrigir.
• 0 a 50: Necessidade de aperfeiçoamento.
• 55 a 75: Atendimento satisfatório.
• 75 a 100: Atendeu plenamente.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados dos dados coletados e a organização dos cursos possibilitaram o planejamento de
um programa coletivo para o conhecimento das características físicas, biológicas e sociais do
município facilitando o entendimento da ocupação sustentável.
Os Cursos foram avaliados por 100% dos participantes, tendo como referência os ensinamentos e
experiências vivenciadas, conforme apresentado no gráfico 1 abaixo.