Table of Contents Table of Contents
Previous Page  628 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 628 / 2158 Next Page
Page Background

628

1. As apresentações sempre se relacionam ao que está exposto e à experiência do visitante;

2. Todas as informações servem de base para revelação de fatos não evidentes, porém de

impacto no interesse do visitante.

3. O objetivo principal das informações não será a instrução, mas a provocação.

4. As informações da biodiversidade sempre se remetem ao conjunto da paisagem e ao

histórico de ocupação regional e aos valores dados pelas populações humanas à natureza.

5. Os protocolos endereçados à crianças de até 12 anos seguem uma abordagem

fundamentalmente diferente, constituindo-se em um programa a parte.

Para a avaliação dos conteúdos oferecidos nos cursos e sua aplicabilidade, foi utilizada a

metodologia NPS (

Net Promoter Score

) - uma métrica criada por Fred Reichheld da Universidade

Harvard para medir a satisfação de alunos.

A metodologia se baseia em uma pergunta quantitativa, rápida e simples:

“Em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria o curso de formação de guias para turismo

ecológico e científico? ”

Após a aplicação da métrica as respostas foram classificadas de três maneiras:

• Detratores (0 a 6): alunos que não viram valor no curso e não voltariam a fazê-lo novamente;

• Neutros (7 a 8): alunos que tiveram uma experiência mediana com o curso;

• Promotores (9 a 10): alunos que tiveram uma ótima experiência, satisfação plena,

ofereceram ótimos

feedbacks

e indicariam o curso para outras pessoas.

A fórmula utilizada para o cálculo do

Net Promoter Score

:

(% de alunos promotores - % de alunos detratores) = NPS

Resultados obtidos do NPS indicam:

• -100 a 0: Pontos críticos para corrigir.

• 0 a 50: Necessidade de aperfeiçoamento.

• 55 a 75: Atendimento satisfatório.

• 75 a 100: Atendeu plenamente.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados dos dados coletados e a organização dos cursos possibilitaram o planejamento de

um programa coletivo para o conhecimento das características físicas, biológicas e sociais do

município facilitando o entendimento da ocupação sustentável.

Os Cursos foram avaliados por 100% dos participantes, tendo como referência os ensinamentos e

experiências vivenciadas, conforme apresentado no gráfico 1 abaixo.