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Figura 1 apresenta, esquematicamente, o processo participativo que se estabelece na aplicação
desta TS, o que ocorre a partir da sensibilização inicial, do saber de cada morador e das reflexões
que acontecem, culminando na troca de saberes entre todos os envolvidos e na produção de um
novo saber.
Figura 1.
Processo participativo desenvolvido
Através da participação - eixo norteador do processo, foram desenvolvidas atividades promotoras
do desenvolvimento de um raciocínio para trazer o conhecimento dos moradores associados às
vulnerabilidades socioambientais. A metodologia estabelece, como ponto de partida, a criação de
laços de confiança e integração entre todos os atores participantes dos encontros – pesquisadores,
moradores e membros da instituição parceira. A sensibilização para o tema das oficinas acontece
através da identificação, por cada morador, dos elementos do ambiente natural e construído
presentes na comunidade. O mapa interativo é composto a partir do conhecimento individual e
coletivo. A discussão e reflexão sobre cada situação percebida, agregada pela visão dos
pesquisadores - qualificação da percepção de risco, fomenta a construção de consensos,
indispensável para o planejamento de melhorias na comunidade. As ações e atitudes propostas
refletem a compreensão do território e de suas complexidades diante do diagnóstico efetuado e do
quadro de responsabilidades atribuídas. O Quadro 2 apresenta as etapas da TS para Redução de
Vulnerabilidades Socioambientais aplicada nas comunidades, atividades e objetivos.