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Para a manutenção, foi encontrado um valor de emissão de 4,88 tCO
2
eq. O componente que teve
maior participação foi o OSB, responsável por 32% das emissões de CO
2
equivalente seguido das
placas de gesso, responsáveis por 29% das emissões. Se considerarmos apenas as emissões
relacionadas ao componente, sem o transporte, a placa cimentícia
se sobressai com um valor de
634,44 kg de CO
2
eq emitidos. O transporte nesta etapa é responsável por 65% das emissões.
Para a etapa de pós-uso, foi encontrado o valor de 0,74 tCO
2
emitidos. O dado é expresso apenas
em CO
2
por limitações de dados. Considerando as emissões de todas as etapas, tem-se um valor
de emissão de dióxido de carbono de 12,77 tCO
2
eq para o elemento de vedação de
light wood
frame
. Esse valor resulta em uma taxa de 0,28 tCO
2
eq/m² de construção.
A partir da Figura 3 a seguir, são observadas as participações de cada etapa em termos do ciclo
de vida total, onde é possível observar uma maior participação da etapa de pré-uso.
Figura 8.
Emissões de CO
2
eq no ciclo de vida da habitação popular
Para o cálculo de depleção abiótica, foram considerados 20.172 km percorridos, relativos ao
transporte em todas as etapas do ciclo de vida total. Tal valor corresponde a 10.086 litros de óleo
diesel, equivalentes a 11.865,88 kg. Sendo assim, tem-se um valor de depleção de 238,50 kg de
antimônio equivalente.
5. CONCLUSÃO
O presente estudo realizou a quantificação de emissões de CO
2
equivalente e a depleção abiótica
para o componente de vedação de
light wood frame
para uma habitação popular em Brasília. Foi
considerado todo o ciclo de vida da edificação, que inclui as fases de pré-uso, uso e pós-uso,
sendo que na fase de uso não foram consideradas a iluminação, a cocção e o condicionamento
artificial.
Para este estudo, concluiu-se que a fase de pré-uso é a mais impactante de todo o ciclo de vida.
Porém, pode-se destacar que o transporte foi o responsável pela maior quantidade de emissão de
CO
2
equivalente, com 74% das emissões de pré-uso e 64% das emissões de uso. Tal resultado
está associado ao fato de que todos os componentes constituintes da vedação percorreram
distâncias maiores que 700 km, devido a realidade do Brasil. Sendo assim, em uma realidade de
outro país ou de outra cidade onde os fabricantes dos componentes se encontrem em locais mais
próximos, os resultados atingem valores ainda menores.
Este trabalho atingiu o objetivo inicial de levantamento de dados e, com isso, espera-se que
estudos futuros possam surgir de maneira que comprovem a sustentabilidade ambiental de