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Para a manutenção, foi encontrado um valor de emissão de 4,88 tCO

2

eq. O componente que teve

maior participação foi o OSB, responsável por 32% das emissões de CO

2

equivalente seguido das

placas de gesso, responsáveis por 29% das emissões. Se considerarmos apenas as emissões

relacionadas ao componente, sem o transporte, a placa cimentícia

se sobressai com um valor de

634,44 kg de CO

2

eq emitidos. O transporte nesta etapa é responsável por 65% das emissões.

Para a etapa de pós-uso, foi encontrado o valor de 0,74 tCO

2

emitidos. O dado é expresso apenas

em CO

2

por limitações de dados. Considerando as emissões de todas as etapas, tem-se um valor

de emissão de dióxido de carbono de 12,77 tCO

2

eq para o elemento de vedação de

light wood

frame

. Esse valor resulta em uma taxa de 0,28 tCO

2

eq/m² de construção.

A partir da Figura 3 a seguir, são observadas as participações de cada etapa em termos do ciclo

de vida total, onde é possível observar uma maior participação da etapa de pré-uso.

Figura 8.

Emissões de CO

2

eq no ciclo de vida da habitação popular

Para o cálculo de depleção abiótica, foram considerados 20.172 km percorridos, relativos ao

transporte em todas as etapas do ciclo de vida total. Tal valor corresponde a 10.086 litros de óleo

diesel, equivalentes a 11.865,88 kg. Sendo assim, tem-se um valor de depleção de 238,50 kg de

antimônio equivalente.

5. CONCLUSÃO

O presente estudo realizou a quantificação de emissões de CO

2

equivalente e a depleção abiótica

para o componente de vedação de

light wood frame

para uma habitação popular em Brasília. Foi

considerado todo o ciclo de vida da edificação, que inclui as fases de pré-uso, uso e pós-uso,

sendo que na fase de uso não foram consideradas a iluminação, a cocção e o condicionamento

artificial.

Para este estudo, concluiu-se que a fase de pré-uso é a mais impactante de todo o ciclo de vida.

Porém, pode-se destacar que o transporte foi o responsável pela maior quantidade de emissão de

CO

2

equivalente, com 74% das emissões de pré-uso e 64% das emissões de uso. Tal resultado

está associado ao fato de que todos os componentes constituintes da vedação percorreram

distâncias maiores que 700 km, devido a realidade do Brasil. Sendo assim, em uma realidade de

outro país ou de outra cidade onde os fabricantes dos componentes se encontrem em locais mais

próximos, os resultados atingem valores ainda menores.

Este trabalho atingiu o objetivo inicial de levantamento de dados e, com isso, espera-se que

estudos futuros possam surgir de maneira que comprovem a sustentabilidade ambiental de