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Figura 7.
Variáveis consideradas no estudo
3.1 Fase de pré-uso
Para a análise de dados da construção, foi adotado o parâmetro de potencial de aquecimento
global (global warming potential), que considera todos os gases do efeito estufa reconhecidos pela
IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change. Foram considerados fatores de emissão de
CO
2
equivalente especificamente para a fase de pré-uso, retirados da literatura internacional, para
cada componente do sistema de vedação. Para o transporte entre fábrica e obra, foi considerado
apenas o CO
2
por limitações de dados. Além disso, não foram consideradas as emissões de
execução por falta de dados.
Sabendo-se que o meio de transporte mais utilizado para esse tipo de atividade no Brasil é o
rodoviário, neste trabalho adotou-se 0,0136 L/km ton para o consumo médio de diesel, dado
retirado de Nabut Neto (2011) e a equivalência de 1L de diesel igual a 35,5 MJ (BEN,2015). A
partir disto e utilizando-se um fator de conversão de 0,074 kg CO
2
/MJ (IPCC, 2006), é possível
chegar a uma quantidade de emissão de CO
2
para cada quantidade transportada de 0,00004 kg
CO
2
/km kg. Com a informação de quantidade dos materiais e a distância percorrida, obtém-se
então as emissões de CO
2.
É válido ressaltar que para esse cálculo, deve-se considerar o peso
próprio do caminhão e o peso dos materiais transportados. Para isso, foi considerado um
caminhão da Mercedes Benz de especificação 1620, de 10 toneladas. Além disso, é necessário
considerar o transporte do caminhão vazio para a sua origem e, para isso, foi utilizado o mesmo
fator de 0,00004 kg CO
2
/km kg considerando apenas o peso próprio do caminhão.
3.2 Fase de uso
Na fase de uso, em geral são considerados os processos operacionais tais como o gasto
energético com aparelhos domésticos, cocção de alimentos e a manutenção. Porém, como este
estudo considera somente o sistema de vedação, foram analisadas apenas as emissões de
manutenção do
light wood frame
e de todos os outros componentes envolvidos nesse sistema.
Para a manutenção, foi adotado um tempo de vida útil da habitação de 50 anos. Segundo dados
de Palácio (2013), tem-se a quantidade necessária de reposição dos componentes do sistema de
vedação, considerando seus respectivos períodos de vida útil, por meio de fatores adimensionais
de reposição (FR), de acordo com a Tabela 2 a seguir.