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Figura 7.

Variáveis consideradas no estudo

3.1 Fase de pré-uso

Para a análise de dados da construção, foi adotado o parâmetro de potencial de aquecimento

global (global warming potential), que considera todos os gases do efeito estufa reconhecidos pela

IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change. Foram considerados fatores de emissão de

CO

2

equivalente especificamente para a fase de pré-uso, retirados da literatura internacional, para

cada componente do sistema de vedação. Para o transporte entre fábrica e obra, foi considerado

apenas o CO

2

por limitações de dados. Além disso, não foram consideradas as emissões de

execução por falta de dados.

Sabendo-se que o meio de transporte mais utilizado para esse tipo de atividade no Brasil é o

rodoviário, neste trabalho adotou-se 0,0136 L/km ton para o consumo médio de diesel, dado

retirado de Nabut Neto (2011) e a equivalência de 1L de diesel igual a 35,5 MJ (BEN,2015). A

partir disto e utilizando-se um fator de conversão de 0,074 kg CO

2

/MJ (IPCC, 2006), é possível

chegar a uma quantidade de emissão de CO

2

para cada quantidade transportada de 0,00004 kg

CO

2

/km kg. Com a informação de quantidade dos materiais e a distância percorrida, obtém-se

então as emissões de CO

2.

É válido ressaltar que para esse cálculo, deve-se considerar o peso

próprio do caminhão e o peso dos materiais transportados. Para isso, foi considerado um

caminhão da Mercedes Benz de especificação 1620, de 10 toneladas. Além disso, é necessário

considerar o transporte do caminhão vazio para a sua origem e, para isso, foi utilizado o mesmo

fator de 0,00004 kg CO

2

/km kg considerando apenas o peso próprio do caminhão.

3.2 Fase de uso

Na fase de uso, em geral são considerados os processos operacionais tais como o gasto

energético com aparelhos domésticos, cocção de alimentos e a manutenção. Porém, como este

estudo considera somente o sistema de vedação, foram analisadas apenas as emissões de

manutenção do

light wood frame

e de todos os outros componentes envolvidos nesse sistema.

Para a manutenção, foi adotado um tempo de vida útil da habitação de 50 anos. Segundo dados

de Palácio (2013), tem-se a quantidade necessária de reposição dos componentes do sistema de

vedação, considerando seus respectivos períodos de vida útil, por meio de fatores adimensionais

de reposição (FR), de acordo com a Tabela 2 a seguir.