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2023

queda acentuada nos níveis de satisfação com as vistas quando o céu é totalmente ou amplamente

obstruído por edifícios altos, o que tende a ocorrer, por exemplo, com as vistas a partir de andares

baixos de edifícios altos próximos a outros edifícios altos. Por outro lado, até o quinto andar ainda

é possível interagir, a partir de uma janela ou sacada, com alguém em uma calçada, e assistir a

vida na cidade. Acima de cinco andares a situação muda drasticamente, pois detalhes não podem

ser vistos, as pessoas no nível do solo não podem ser reconhecidas nem contatadas (GEHL, 2010).

Contudo, a qualidade estética das vistas é largamente utilizada como elemento de divulgação de

lançamentos imobiliários, tanto no Brasil quanto no exterior, refletindo-se no preço de compra ou no

aluguel de um apartamento e até mesmo na tarifa do quarto de um hotel, com os andares mais altos

implicando em maior custo, com base na suposta vista mais qualificada da paisagem (KAPLAN,

2001; SECOVI, 2012).

Entretanto, são necessários mais estudos que possibilitem identificar a qualidade das vistas a partir

de distintos andares de edifícios altos localizados em diferentes contextos urbanos, a partir das

percepções das pessoas.

2. OBJETIVO

O objetivo deste artigo é avaliar a qualidade de vistas para o espaço urbano a partir de apartamentos

em diferentes andares de edifícios altos localizados em distintos contextos, considerando as

percepções de distintos grupos de respondentes.

3. MÉTODO DE PESQUISA

A coleta de dados foi realizada através de questionários disponibilizados via internet para

respondentes residentes há pelo menos um ano em Porto Alegre–RS. O emprego da internet para

divulgação e preenchimento de questionários através de programas como o Lime Survey, auxilia o

pesquisador na obtenção de um maior número de respondentes em um determinado espaço de

tempo, elimina a necessidade de deslocamento para a aplicação do questionário e possíveis erros

na tabulação dos dados, uma vez que estes são transferidos diretamente do programa Lime Survey

para a planilha do programa estatístico SPSS/PC, conforme já atestado em diversos estudos

(RECKZIEGEL 2009; GREGOLETTO, REIS, 2012; ANTOCHEVIZ, 2014).

O

link

de acesso ao questionário foi enviado via e-mail, juntamente com uma carta de apresentação,

para contatos existentes com

solicitação de compartilhamento com os seus conhecidos, utilizando-

se da técnica de amostra em bola de neve (

snowball sample

) (Handcock & Gile, 2011), a fim de

aumentar o tamanho da amostra. Tais

link

e carta também foram encaminhados, via e-mail, para

empresas de engenharia e contabilidade, escritórios de arquitetura e curso pré-vestibular, para que

fossem repassados para seus funcionários e estudantes. Ainda, houve a divulgação do questionário

na rede social

Facebook

a partir da conta pessoal do primeiro autor e através de grupos específicos

de arquitetos e de alunos e de ex-alunos do PROPUR/UFRGS.

Os respondentes dos questionários foram divididos em 3 diferentes grupos, de acordo com o seu

tipo e nível de formação acadêmica, totalizando 123 pessoas conforme segue: (i) 47 arquitetos; (ii)

46 não arquitetos com curso universitário completo; e (iii) 30 pessoas sem curso universitário

concluído ou iniciado.

O questionário foi constituído por questões relativas às características composicionais dos

respondentes e por questões relacionadas a vistas a partir da janela principal da sala de

apartamentos situados em edifícios altos na cidade de Porto Alegre. Em uma questão sobre

preferência de vistas a partir de apartamentos em distintos contextos urbanos foi solicitado aos