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5. CONCLUSÕES
A caracterização multicriterial de uma área urbana, na escala de bairro, constitui tarefa complexa,
pois demanda o estudo e a operacionalização de métodos específicos setoriais (clima, mobilidade,
demografia) associados ao conhecimento e à investigação dos processos de definição da forma
urbana, tanto no que tange tanto aos espaços viários quanto às quadras.
O estudo no bairro do Belém mostra que a área estudada já está passando por processo de
adensamento construído, que traz implicações microclimáticas para os espaços viários adjacentes
às novas construções verticalizadas. Em certas vias, o fluxo de veículos já apresenta saturação em
horários de pico, o que precisa ser considerado no avanço do adensamento populacional e das
políticas de mobilidade, já que se trata de uma área pertencente aos Eixos de Estruturação da
Transformação Urbana e, portanto, de incentivo ao uso dos modos de transporte coletivos e
públicos, cicloviário e da caminhada. Entretanto, há carência de qualificação do espaço urbano
público, sobretudo para o caminhar urbano. A nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo
de 2016 propõe uma qualificação do espaço construído, com incentivos ao uso misto e à fachada
ativa, o que pode melhorar a atratividade para espaços coletivos públicos e semi-públicos. No
entanto, a regulação urbana não prevê melhorias a favor do andar urbano nos espaços livres
públicos, nem tampouco planejamento, monitoramento e avaliação dos efeitos microclimáticos das
múltiplas intervenções associadas ao adensamento construído nessas áreas de desenvolvimento
urbano.
AGRADECIMENTOS
Os autores agradecem à FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
(2015/
10759-0), Programa BE Mundus e CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível
Superior, pela concessão de bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado.
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