1973
Tabela 7 – Níveis de Serviço
Figura 6 - Contagem de tráfego
Nível de
serviço
Veículos
Pedestres
A
Fluxo livre
Condições de
caminhar sem alterar
os movimentos
B
Fluxo
razoavelmente
livre
Ajustes ocasionais de
trajeto
C
Fluxo estável
Ajustes frequentes de
trajeto
D
Fluxo próximo a
instabilidade
Condições restritas
para ultrapassar
pedestres lentos
E
Fluxo instável
Velocidade restrita
F
Fluxo forçado ou
com interrupções
Velocidade
severamente restrita
Fonte : Os autores, com base em (DNIT, 2010)
Fonte: Os autores
A Tabela 8 apresenta os resultados das medições e os Níveis de Serviço associados a cada ponto,
para veículos e pedestres. Nos pontos 1, 3, 6 e 9, foram somadas as larguras dos passeios dos
dois lados da via. No ponto 7 (Estação de Metrô), foi medida a largura de uma seção pela qual os
pedestres passam necessariamente ao entrar (7a) ou sair (7b) da estação. Além disso, observou-
se um tráfego muito restrito de bicicletas na região. Nos pontos 1 e 9 (de tarde) e 4 (de manhã), o
fluxo é estável (“C”). Assim, as vias estão com boa taxa de utilização, nem ociosas nem lotadas.
Entretanto, num possível aumento populacional, estas vias podem atingir níveis de instabilidade. Já
nos pontos 2 e 3, que são os principais gargalos da região, o fluxo é instável (“E”), ou seja, as vias
já estão saturadas. Na possibilidade de um aumento populacional na região, estas vias poderão
ficar sobrecarregadas. O fluxo de ônibus no corredor da Av. Celso Garcia pela manhã (pontos 1 e
9), sentido centro, é classificado como livre (“A”). Os pedestres que utilizam o metrô (ponto 7)
enfrentam níveis de serviço que variam de fluxo livre (“A”) a razoavelmente livre (“B”). Portanto,
deve-se incentivar mais o uso dos modos de transporte público disponíveis na região, pois estão
subutilizados. Também, dever-se-ia propor uma redução do número de vagas de estacionamento
nas ruas da região. Constata-se, ainda, uma total ausência de infraestrutura cicloviária na região e,
portanto, o uso da bicicleta muito reduzido.
Tabela 8 – Níveis de Serviço para veículos e pedestres
Veículos
Pedestres
Pont
o
Volume horário Nível de Serviço Taxa de Fluxo (p/m/min)
Nível de Serviço
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
Manhã
Tarde
1
177
1359
A
C
0,4
0,1
A
A
2
1972
-
E
-
-
-
-
-
3
-
1867
-
E
-
-
-
-
4
1983
-
C
-
-
-
-
-
5
-
682
-
B
-
-
-
-
6
593
-
B
-
0,3
-
A
-
7a
-
-
-
-
10,8
22,8
A
B
7b
-
-
-
-
22,5
17,4
B
B
8
45
98
A
A
-
-
-
-
9
68
950
A
C
0,2
0,4
A
A
10
272
86
B
A
0,5
0,6
A
A
11
142
70
B
A
0,3
0,3
A
A
Fonte: Os autores