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1973

Tabela 7 – Níveis de Serviço

Figura 6 - Contagem de tráfego

Nível de

serviço

Veículos

Pedestres

A

Fluxo livre

Condições de

caminhar sem alterar

os movimentos

B

Fluxo

razoavelmente

livre

Ajustes ocasionais de

trajeto

C

Fluxo estável

Ajustes frequentes de

trajeto

D

Fluxo próximo a

instabilidade

Condições restritas

para ultrapassar

pedestres lentos

E

Fluxo instável

Velocidade restrita

F

Fluxo forçado ou

com interrupções

Velocidade

severamente restrita

Fonte : Os autores, com base em (DNIT, 2010)

Fonte: Os autores

A Tabela 8 apresenta os resultados das medições e os Níveis de Serviço associados a cada ponto,

para veículos e pedestres. Nos pontos 1, 3, 6 e 9, foram somadas as larguras dos passeios dos

dois lados da via. No ponto 7 (Estação de Metrô), foi medida a largura de uma seção pela qual os

pedestres passam necessariamente ao entrar (7a) ou sair (7b) da estação. Além disso, observou-

se um tráfego muito restrito de bicicletas na região. Nos pontos 1 e 9 (de tarde) e 4 (de manhã), o

fluxo é estável (“C”). Assim, as vias estão com boa taxa de utilização, nem ociosas nem lotadas.

Entretanto, num possível aumento populacional, estas vias podem atingir níveis de instabilidade. Já

nos pontos 2 e 3, que são os principais gargalos da região, o fluxo é instável (“E”), ou seja, as vias

já estão saturadas. Na possibilidade de um aumento populacional na região, estas vias poderão

ficar sobrecarregadas. O fluxo de ônibus no corredor da Av. Celso Garcia pela manhã (pontos 1 e

9), sentido centro, é classificado como livre (“A”). Os pedestres que utilizam o metrô (ponto 7)

enfrentam níveis de serviço que variam de fluxo livre (“A”) a razoavelmente livre (“B”). Portanto,

deve-se incentivar mais o uso dos modos de transporte público disponíveis na região, pois estão

subutilizados. Também, dever-se-ia propor uma redução do número de vagas de estacionamento

nas ruas da região. Constata-se, ainda, uma total ausência de infraestrutura cicloviária na região e,

portanto, o uso da bicicleta muito reduzido.

Tabela 8 – Níveis de Serviço para veículos e pedestres

Veículos

Pedestres

Pont

o

Volume horário Nível de Serviço Taxa de Fluxo (p/m/min)

Nível de Serviço

Manhã

Tarde

Manhã

Tarde

Manhã

Tarde

Manhã

Tarde

1

177

1359

A

C

0,4

0,1

A

A

2

1972

-

E

-

-

-

-

-

3

-

1867

-

E

-

-

-

-

4

1983

-

C

-

-

-

-

-

5

-

682

-

B

-

-

-

-

6

593

-

B

-

0,3

-

A

-

7a

-

-

-

-

10,8

22,8

A

B

7b

-

-

-

-

22,5

17,4

B

B

8

45

98

A

A

-

-

-

-

9

68

950

A

C

0,2

0,4

A

A

10

272

86

B

A

0,5

0,6

A

A

11

142

70

B

A

0,3

0,3

A

A

Fonte: Os autores